• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Foto] Poste as fotos da sua R 1200GS aqui!
Sal, com a sua bagagem de ter morado na Europa podes crer que não vai demorar p/ ter uma na garagem Smile
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
sal silva Escreveu:Ice vou por a foto da sua goda na minha geladeira rsrsrsr,se o Ric deixar kkkkkkk.Valeu,brincadeiraCoolObrigado pela força.


Pode por a do Ice onde quiser, amigo Sal... Rolleyes
Cool
____________
Ricardo Boris
Ipu / Ceará
  Responder
:mad:
RicBoris Escreveu:Pode por a do Ice onde quiser, amigo Sal... Rolleyes
Cool
  Responder
FPoli Escreveu:Sal, com a sua bagagem de ter morado na Europa podes crer que não vai demorar p/ ter uma na garagem Smile

FPoli Escreveu:Sal, com a sua bagagem de ter morado na Europa podes crer que não vai demorar p/ ter uma na garagem Smile
Fabio, minha bagagem veio cheia de tralha, menos dinheiro rsrsrsr, mas mesmo assim, Deus te ouça Big Grin.
  Responder
A experiência e o poder da comunicação em outras línguas abre portas. Esse é o maior dinheiro que trouxe na bagagem.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
JMCoelho Escreveu:Caio e Boris, tks pela resposta. Eu sabia que a nova 1200 tinha refrigeração mista ar/liquido, mas não tinha entendido o LC. Interessante esta coisa de refrigeração, as 800GS são refrigeradas somente com liquido, e acho muito bom. Para mim, refrigeração a ar é nos motores Volkswagen antigos, coisas ultrapassadas e a muito substituídos por refrigeração líquida. Para não desagradar totalmente os admiradores do motor boxer das 1200, aqui em casa tenho 4 motores assim, boxer e a ar, de 3 fuscas e 1 Karman Ghia, e gosto muito deles. Mas que são ultrapassados, lá isto são, rssss

As 800GS sao refrigeradas também por ar (de impacto) , além do liquido.....
  Responder
Acho que todos os motores que tem refrigeração liquida inevitavelmente também são refrigerados a ar. Reparem quando a moto esta no transito pesado, a ventoinha é acionada varias vezes, já com a moto em velocidade na estrada isso não acontece. Isso é opinião de um leigo hehehe. valeu.
  Responder
Normalmente a moto refrigerada a água é concebida para não ser refrigerada pela carcaça do motor, pois a água preenche o espaço entre o cilindro e o bloco externo deste.
Se faltar agua vai superaquecer rápido.
O motor da 800 segue essa concepção onde a água circula na maior parte do cilindro e a carcaça dos cilindros praticamente em nada contribui p/ refrigerar.

Já a 1200 foi concebida diferente onde a maior parte do cilindro tem contato direto com o bloco dos cilindros e estes expostos e com aletas externas contribuem em 65% da refrigeração, somente a cabeça do cilindro é que é refrigerado a água. No caso do motor box essa configuração ficou perfeita.

O vento que passa pelo radiador num motor convencional é o que faz a troca de calor e abaixa a temperatura, não o que bate no bloco. A ventoinha só serve para forçar o vento quando parado, já com a moto em movimento dificilmente é acionada.

Já tive motos de cross a água na década de 90 onde a caixa externa do cilindro era bem pequena e apesar da dependência total do radiador elas não tinham ventoinha, já que foram concebidas para estar maior parte do tempo em movimento.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
O tópico desandou kkkk mas vou dar meu pitaco, não sou expert do assunto mas até onde sei, a refrigeração líquida têm uma troca de calor melhor, portanto pode-se obter um maior rendimento térmico do motor, conseguindo extrair maior potência. No motor refrigerado à ar, a potência acaba ficando limitada à refrigeração.
Todo mundo diz que a BMW fez milagre com o motor boxer ar/óleo, que teoricamente seria quase impossível tanta potência de um motor refrigerado à ar.

A grande vantagem do motor refrigerado à ar, é que ele não precisa de bomba d'água, válvula termostática, radiador e ventoinha. Esse conjunto todo custa dinheiro, ocupa espaço, soma peso na moto e ainda está sujeito a dar problemas. Quem entende do assunto de problemas com bomba d'água, são os proprietários de F800GS.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
  Responder
[Imagem: derailed.jpg]


Olha a FOCA!!!
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Video] Poste seu video com a BMW R 1200GS aqui! shw 38 114,153 20-12-2022, 16:34
Última Mensagem: crmendesme
  [FOTO] Poste fotos da R1100GS /R1150GS aqui! Natanael 33 90,795 29-04-2017, 20:10
Última Mensagem: shw
  Fotos da r1100s vitoreti 7 6,400 24-07-2014, 02:04
Última Mensagem: vitoreti
  BMW R1200GS - Fotos & Videos em geral RicBoris 74 41,798 19-06-2014, 02:24
Última Mensagem: ACD
  [Tutorial] Como Postar Fotos e Vídeos no Forum shw 2 6,192 16-05-2014, 22:08
Última Mensagem: sal silva

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)