Ola amigos,
Gostaria de saber se algum de vocês já trocou o pinhão e coroa para melhorar a performance ainda mais desta maravilhosa moto.
Tenho um amigo mecanico de muita qualidade, que tem uma 800gs 2010 e disse que trocou apenas a coroa de 42 dentes para 44 dentes (maior) e devido a rotação da motocicleta (faixa de corte de 8500rpm) a moto melhorou na velocidade final, que fazia 210km/h e agora está chegando a 220km/h. Além disso as trocas de marchar ficaram mais arriscas.
Não sei ao certo, queria mais opiniões quanto a este assunto, será que isso pode causar algum dano ao motor ao longo do tempo ?
Existem outras formas de melhorar a velocidade final, como troca do filtro, vela e etc ?
Desculpem tantas perguntas em uma mesma mensagem, mas acho um ponto legal para discussão que não encontrei no forum.
Particularmente, acho que essa moto não foi feita para essa velocidade.
Ela pode até chegar nos 200, mas isso é para uma speed !!
O ideal para curtir a moto, com todo conforto e segurança, é ficar ali entre 120-150.
Para que quer andar rápido, compra uma speed.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Gveríssimo, realmente as motos de estilo "big-trail" como a F800GS, até podem atingir alta velocidade, mas sem a segurança que oferecem as motos "speed". Além disso, existe o desconforto em razão da posição de pilotagem.
Assim que eu puder voltar a pilotar, minha Trophy vai andar mais rápido, mas quem passou por preparação fui eu: fiz regime e emagreci 9kgs! Agora a motoca anda mais e, principalmente, estou muiiito mais bonito! hehehe.
Ola amigos, gostaria de explicar que não ando a 210km/h a todo instante, apenas em algumas grandes retas, quando a estrada está deserta que aproveito para acelerar a máquina. Minha pergunta inicial foi que recebi a informação que mudando a coroa de 42 dentes para 44 dentes, a moto além de ficar mais arisca, afinal a arrancada fica mais forte, a velocidade final aumenta. Eu acredito que a arrancada terá melhoras, mas na velocidade final ? Por isso, abri o tópico, para saber se alguém que realmente fez esta mudança obteve este resultados.
Eu não alteraria nada na relação, especialmente porque não utilizo nessa velocidade das "speeds". Entre 110 e 160km/h me satisfaço plenamente.
- - - Updated - - -
Eu não alteraria nada na relação, especialmente porque não utilizo nessa velocidade das "speeds". Entre 110 e 160km/h me satisfaço plenamente.
Eu não gosto de alterar em nada as especificações da moto, independentemente de qual seja a moto.
Quanto ao desempenho da F800, estou muito satisfeito, acho que não há necessidade de mudar nada. Para a finalidade que ela se propõe, uma trail, está muito bom.
E 200 km/h de máxima para mim, é mais do que suficiente... rsrsrs...
Mas gosto não se discute, cada um tem suas preferências.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
10-01-2013, 14:03
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-01-2013, 14:08 por fborges27.)
Gverissimo,
Seguinte, a performance da moto sempre dá para melhorar... lembrando que a moto original prevê um uso geral.
Quanto a mexer ou não vai de gosto do freguês. Eu gosto, mas ainda não mexi na minha. Isto porque eu sempre me pergunto se já cheguei no limite da máquina. E olha que ele pode estar muito longe do meu, como é o caso da F800GS.
Indo ao seu ponto, não sei se mexer na relação é a melhor opção.
Veja no vídeo abaixo o quanto ela já anda original... se tiver tocada para andar mais do que isso aí acho que vale mexer na moto... Isso para não gastar grana à toa.
[video=youtube;s0KpLWBCaZI]https://www.youtube.com/watch?v=s0KpLWBCaZI[/video]
Note que ela até acompanham um pouco a speed. Faz curvas pacas. Vai perder muito de reta. Isso sem falar no "mergulho" que a suspensão dianteira dá nas freadas. Não é feita para isso.
Outra idéia é ter uma retomada animal, o que você pode conseguir instalando um rapid bike ou outro dispositivo do gênero. Trocar o escape, as velas e o filtro de ar também vai deixá-la mais solta.
Se for mexer na moto recomendo a Motonil, em Araras, no interior do Estado de São Paulo. 165 km de SP. O Ferpa que é um dos proprietários fez todos os cursos da BMW na Alemanha e se for para dar minha moto na mão de alguém seria na mão dele.
[video=youtube;S-yqnuiQeiA]https://www.youtube.com/watch?v=S-yqnuiQeiA[/video]
Tá batendo os mencionados 220 km/hr no dino.
Abs,
Filipe Borges
Gverissimo,
Na teoria quando você aumenta a relação o torque aumenta, mas a final diminui. A maioria das pessoas que fazem trilha com moto de menor cilindrada troca por uma relação maior pra deixar com mais torque. Você poderia trocar as velas, trocar o escapamento (Akrapovic), colocar um power commander que é uma remapeador de injeção ( http://www.powercommander.com/downloads/...46-411.pdf), trocar o filtro de ar (K&N). Eu cheguei a trocar na Harley 883R o escapamento esportivo e esse remapeador de injeção onde fazia uma boa diferença, mas na F800GS do jeito que tá, está ótimo. Já anda pra caramba.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Quando eu estava com a F800GS eu quase ia mudar o pinhão colocarum com 1 dente a mais.. isso fazia a moto ficar mais suave na estrada
A receita é:
- aumentar a quantidade de dentes do pinhão ===> aumenta a velocidade final e diminui o torque;
- aumentar a quantidade de dentes da coroa ===> diminui a velocidade final e aumenta o torque.
É igual bicicleta... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
|