• 3 votos - 4.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Protetor do motor/carenagem
Peterson Escreveu:Bom dia, sou novo no forum e acabei de comprar uma F800GS, entre os varios acessorios que vi acho que o mais importante agora é o protetor de carter, alguem saberia me indicar onde comprar o de aluminio?

Obrigado

Mais do que o protetor de cárter eu recomendo o protetor de mãos que nas G650 e R1200 vem de fábrica mas na F800 não :mad:
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
Peterson Escreveu:Bom dia, sou novo no forum e acabei de comprar uma F800GS, entre os varios acessorios que vi acho que o mais importante agora é o protetor de carter, alguem saberia me indicar onde comprar o de aluminio?

Obrigado

Peterson, no meu caso que não a utilizo em off road, preferi os acessórios voltados a proteção do motor, carenagens dianteiras e traseiras, bem com o as manetes. Com certeza são os mais caros para mim. Ainda vou manter o protetor que vem de fábrica.

Boa sorte.
  Responder
Pessoal,
Comprei um protetor de motor da Chapam e quando instalava notei que um dos parafusos de cada lado é colocado no lugar do original que fixa o motor ao quadro.
A minha F8GS é zero e confesso que não gostei muito da idéia de tirar o parafuso original, que tem função estrutural, é fixado com um torque especifico e tal e coisa.
Notei que há um espaço vazio no acesso a esse parafuso e que poderia ser aproveitado com um tipo de "bucha" e assim fixar o protetor sem mexer no parafuso original.
Sem mais delongas, explico a criação:
Comprei em uma casa de borrachas um cilindro de polipropileno macio, que se deformasse se prensado por um parafuso e porca.
Cortei um pedaço, fiz um furo no meio e diminui o diâmetro até que entrasse na estrutura com certa folga.
Feito isso foi só instalar. Ao apertar o parafuso, a porca prensa o cilindro de PP e ele "incha" prensando as paredes do tubo da estrutura e segurando o trem todo.[Imagem: 5aa105654060d5c21da3c2652452c5e8.jpg][Imagem: 9546a950d29464943ef8d27425056374.jpg]
[Imagem: 959e357038515781e8ec9784604aadd9.jpg][Imagem: 43b387ca4b5596df9dd0e343428bc2c7.jpg][Imagem: 9cde731946aac08c65bae77f0e8d7f9a.jpg]
[Imagem: 6ffd2e308384c9d0e9e21121a8044038.jpg]
[Imagem: ec9b606c453f790f1cf7bfe2f63a502c.jpg]
[Imagem: c60c631ce690fe3fbe4708c2bc955ef7.jpg]
Ô sexta que não chega!
  Responder
Qdo estiver com um computador envio fotos. Pelo celular não tá rolando.
Ô sexta que não chega!
  Responder
Santos, gostaria de ver como fez isso. Se possível, mostre a "peça" antes de depois da instalação.

Eu mesmo instalei o protetor da chapam e não me preocupei tanto, pois busquei como era feito com renomadas marcas, como Givi, Sw-Motech e Touratech.

Todas essas citadas utilizam a mesma forma de fixar o protetor. Por outra lado, pense que essa fixação cause mais vibração na magrela.

Quanto ao torque, levei minha moto na concessionária e solicitei que aplicarem o mesmo torque utilizado nos protetores originais. Fizeram sem nenhum problema.

Obrigado.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
Inseri as fotos no post original.
A parte mais "chatinha" desse processo foi fazer a redução do diâmetro.
Fiz o seguinte: prendi a peça no parafuso, o conjunto prendi numa furadeira, pelo parafuso, liguei a furadeira e desbastei o PP com uma lixa. Foi facinfacin.
Ô sexta que não chega!
  Responder
Agora vi as fotos e a montagem. Achei que ficou sensacional porque pode inclusive reduzir as vibrações geradas pelo maior peso acoplado ao motor e toda estrutura tubular da moto.

Além disso, a forma com que foi fixado não compromete a função principal dele.

Santos, você poderia me passar as medidas desse parafuso e do PP.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
Santos, duas dúvidas:

Qual a medida dos parafusos e outra, quando você aperta o parafuso, a porca não roda junto, impedindo o aperto correto?
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
Havia escrito sobre isso mas deu pau no wifi.
As medidas são diferentes: esquerda 45mm e direita 30mm.
As buchas fiz com 25mm e 10mm de espessura respectivamente pois temos a estrutura do protetor, 3 arruelas e a porca, tudo comendo comprimento útil do parafuso.
Ô sexta que não chega!
  Responder
Diâmetro de 10mm e cabeça para chave 17.
Ô sexta que não chega!
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Protetor de Carenagem Superior BMW F850 Adventure Pasqua 3 11,456 20-11-2022, 14:24
Última Mensagem: Pasqua
  Protetor e bolha eu mesmo fiz Pablo 16 12,528 09-10-2020, 20:57
Última Mensagem: QuinnBr
  Protetor de Carenagem F800GS Trophy 2017 Eduryke 18 17,570 21-08-2019, 18:11
Última Mensagem: VitorGoiab
  Protetor de Radiador michell87 5 8,937 15-05-2018, 23:18
Última Mensagem: Iceman
  Protetor de Carenagem GS 800 Adventure 2017 Sabino 20 28,538 01-05-2018, 06:59
Última Mensagem: Mpolatti
  Protetor de motor e carenagem Touratech JuniorNM 11 15,464 29-07-2017, 18:49
Última Mensagem: Sabino
  Protetor de Mão F800 ADV x F800 julianogar 25 30,019 22-05-2017, 19:08
Última Mensagem: Kibbor
  Protetor de Farol Phil BHZ 39 25,447 04-05-2017, 11:10
Última Mensagem: Iceman
  Protetor baratinho MPaegle 16 7,380 03-08-2016, 13:03
Última Mensagem: Reginaldo
  Protetor de farol: metal X acrílico Monika Vog 59 66,604 17-02-2016, 12:18
Última Mensagem: Reginaldo

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)