pois é Tuco, não há dúvidas que a podium tem aditivos detergentes, mas em várias discussões que já li, todos acham que são os mesmos detergentes adicionados na gasolina aditivada, pois não se encontra especificações técnicas com facilidade na internet. Eu mesmo já procurei bastante a respeito e não consegui encontrar especificações técnicas nem da gasolina aditivada normal nem da podium. O máximo que se encontra são estas informações de marketing como na página que o Pauloj indicou.
Perdoem quem acha o contrário, mas eu acho uma temeridade colocar gasolina com 27 por cento de etanol em um motor não preparado para isso.
Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.
Concordo Finger, mas o problema maior, é que não temos opção
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Ice, tão difícil assim encontrar gasolina podium?
Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.
Outra desvantagem da gasolina comum/aditivada em relação a Podium eh a quantidade de sólidos presentes, corante e resíduos, os fumos gerados por essas gasolinas são bem maiores que na Podium.
Já reparou que a Podium eh transparente? Então, falando bem simples, a cor não some na queima, ela se transforma em resíduo, esse resíduo fica dento do motor.
Finger Escreveu:Ice, tão difícil assim encontrar gasolina podium?
Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.
Finger, não é o caso de estar difícil de achar a Podium, e sim de mesmo a Pódium conter aditivos e agora ter também uma porcentagem maior de alcool, o que nos deixa sem alternativa de um combustível ideal para nossas motos.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Tuco10 Escreveu:Trabalho com isso, Podium é aditivada, e tem menos álcool por enquanto.
Na minha F800r só uso Podium, quando não têm vou de aditivada.
O problema da aditivada eh quando só usa comum e depois usa aditivada, ai solta monte de sujeira, na linha de combustível e no cilindro e válvulas, ai pode entupir algo ou até algum dano no motor devido a algum carvão se soltar e riscar uma camisa ou até quebrar uma válvula.
Eu uso Podium na BM e ainda não arrisquei colocar aditivada na sua falta,devido a essa conversa que não consigo ver racionalidade, ponho um pouco de comum para chegar no próximo posto. Na suzukinha da minha mulher alterno Podium com aditivada e a moto anda redondinha e no carro, só aditivada desde novo.Para mim a gasolina brasileira é um lixo e a comum é ainda pior.
TUCO, já que é sua área, você poderia fazer uma explanação mais completa para acabar com os mitos que atormentam todo mundo.
Bom Vamos lá :
A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário. Os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em função da taxa de compressão do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressão dentro do motor, e em função do tipo de sistema de injeção do combustível.
Gasolina Comum/aditivada: É a gasolina mais simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possuia 1000 ppm de teor de enxofre, agora por lei tem 50ppm que deixou ela muito melhor. Aditivada é a mesma comum, apenas possui aditivos, no EUA a gasolina tem 10ppm.
Gasolina Podium: Possui octanagem superior (IAD = 95),contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc.). Também apresenta adição de álcool anidro, mas é menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm.
Quanto mais 'limpa'a gasolina maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções.
Fora isso temos o bendito álcool na gasolina, no EUA existem E10 e a E15, 10% e 15% de álcool, motor da BMW não foi feito para trabalhar com 25 ou 27% de álcool, segundo testes feitos pela industria o limite para os motores de hoje seria 28% de álcool, a PB não coloca 28%pq ela não consegue garantir essa %, então fala 27%, vai ter gasolina com 30% como pode ter 25%.
O grande ponto é o desgaste gerado pelo excesso de alcool, como mistura pobre, e oxidação de anéis e sede de válvulas, problema de tubulações de bomba de combustíveis são os menores dos problemas, procurem ai na internet os problemas que a BMW enfrentou com seus motores 4cil dos carros, tinha carro com 40.000km queimando oleo, justamente pelo ressecamento causado pelo alcool nos retentores das válvulas....
Teoricamente voce pode usar gasolina comum para sempre, mas depois de 1 ano ou 2, se usar gasolina com aditivo, voce poderá danificar o motor, o aditivo irá soltar todos as sujeiras, e elas poderão entupir bicos injetores, soltar carvão das válvulas e pista, riscando cilindro ou danificando anéis e ate podendo entortar válvulas.
Bom o assunto é bem complexo e longo e muito folclore, em resumo, o melhor é usar uma gasolina mais limpa possível com menor quantidade de álcool possível.
Valeu. Acho que agora ficou mais claro para todo mundo. Não são os aditivos que ferram o motor, é a sujeira que eles desprendem. Se o motor usa as aditivadas desde o princípio, beleza. Se mantém limpo. Seguramente a Podium é a que menos danos pode causar ao sistema pelo grau de pureza e octanagem. Obrigado Tuco.
muito bacana a explicacao!! eu sempre uso a comum, teve um tempo que usei a podium, foram uns 4 tanques, mas por minha cidade e adjacencias so tem posto ipiranga, sao poucos BR, entao voltei pra comum, li acima que a podium aumenta o consumo, eu tive outra impressao, usando a podium juntamente com velas de iridium e filtro de ar K&N, voce tem uma gasolina melhor, associada com uma faisca melhor pelas iridium e um fluxo de ar melhor pelos K&N, eu achei que a moto ficou com um desempenho melhor em saidas e final, tbem achei que melhorou o consumo, talves pela otimizacao da queima mas tive a impressao de render mais. Mas o preço da podium é osso!!!
Zé Henrique 
Amores antigos:
Honda CG125 88, Honda NX150, Vespa Px200
Honda CB500, DT180 (trilha), XT660, Yamaha WR250 (trilha) , F800 GS 30anos e R1200GS LC
|