Boa noite pessoal! Tenho uma duvida a utilização do freio motor é recomendado? Se sim, por que? Existe alguma precaução que devo levar em conta?
Muito obrigado!!!!
Eu acredito (talvez esteja errado...)que o que para uma moto são apenas os freios, diferente de veículos de 4 rodas por questões óbvias, como por exemplo ficar estável em curvas. Em veículos de duas rodas,utilizo a redução apenas quando tenho que entrar e sair mais forte em uma curva. Nestas condições a estabilidade é notória e a consequência é a segurança.
26-09-2015, 07:15
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2015, 07:19 por SFF.)
Sim, sempre.
Primeiro porque quanto mais você usa freio motor menos pastilha traseira você gasta. Alem disso, ao entrar em uma curva com o motor cheio reduzindo você esta jogando o peso na roda dianteira, o que ajuda a inclinar a moto.
Quem freia a moto e' o freio dianteiro, mas combinar isso com freio motor e' uma boa pratica.
Sergio
Sempre usei freio motor, só não funcionava muito com as motos 2t... rsrsrs...
Ajuda na frenagem, economizando os freios e tambem na estabilidade da moto/carro.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Legal pessoal! Me ajudou muito!! Obrigado!!
Fabio,eu sempre usei o freio motor para auxiliar nas frenagens,principalmente quando a pilotagem é mais agressiva,acho que se você usa-lo incorretamenete pode até cair,pricipalmente nas curvas, o freio motor além de auxiliar nas frenagens também poupa o trabalho dos freios,sem que isso venha prejudicar o motor.
Frear ou reduzir em curvas, só em absoluta necessidade...dá uma boa desequilibrada na moto.
É bom treinar em situações de segurança. Conhecer o comportamento da moto no caso de um evento na curva que peça uma redução de velocidade é bem legal.
O fato é que se há uma curva a frente, de modo geral temos que reduzir a velocidade, logo, reduzir a marcha. Sendo assim, o ideal é ter esta ação antes de entrar na curva...freio motor é tudo de bom, a moto fica na mão.
Abçs
Luiz
Em qualquer veiculo é aconselhado o uso do freio motor.
Alias, deixando de lado a esportividade, a primeira acao, é soltar o acelerador, e depois o uso dos freios.
O freio motor na moto em uma redução programada ou só pra deixar a moto mais lenta OK. Mas como opção de freiar com mais eficiência ou na emergência não, o pneu vai travar, derrapar e perde-se o controle.