Sou novo por aqui e novo com a 1200 GS, por isso me perdoem a ignorância.
Lendo os posts, percebi muita gente reclamando do desgaste na pastilha traseira, tendo como causa presumível o uso excessivo do freio traseiro...
E me veio a dúvida sobre o sistema de freio combinado da GS.
Esse desgaste não poderia ser evitado acionando somente o freio dianteiro, que no sistema combinado aciona o traseiro também ?
Pelo que eu entendo, a moto foi concebida para funcionar no "uso normal" dessa maneira, acionando somente o freio dianteiro, ou estou errado ?
Talvez numa condição específica como um off-road (com ABS desligado) é que o freio traseiro seria utilizado ?
Medeirix,
Eu discordo.
Acho sim, que deve existir muitos casos com defeito de peças.
Voce não ve ninguém, que tenha modelo antigo (ar), antes de 2013, reclamar de desgaste prematuro.
Eu mesmo troquei as pastilhas dianteiras com 60.000 km, e a traseira com 50.000 km
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
CM-R1200-GS Escreveu:Medeirix,
Eu discordo.
Acho sim, que deve existir muitos casos com defeito de peças.
Voce não ve ninguém, que tenha modelo antigo (ar), antes de 2013, reclamar de desgaste prematuro.
Eu mesmo troquei as pastilhas dianteiras com 60.000 km, e a traseira com 50.000 km
CM-R1200-GS,
Não quis somente avaliar o motivo pelo qual o desgaste ocorre, já que a minha falta de experiência com a moto (principalmente com as versões anteriores) não permite.
Mas queria principalmente entender a melhor forma de utilizar os freios...
Atuando somente o freio dianteiro não é o suficiente ?
É necessário o acionamento do freio traseiro ?
:confused:
Med, nas R 1200 GS mais novas (desconheço se nas anteriores a 2013 era assim), com o sistema ABS em funcionamento, ou seja, não desconectado, ao acionar o freio dianteiro, o próprio sistema da moto faz a distribuição da intensidade entre as rodas dianteira e traseira, considerando a dinâmica de peso distribuído em cada roda. Ao acionar o pedal de freio traseiro apenas o freio da roda traseira é acionado, neste caso não existe a distribuição pelo sistema.
Quem tem o GPS original da BMW consegue visualizar todas as principais estatísticas de utilização da moto através do aparelho, tais como temperatura média do motor, posição média de abertura do acelerador, e, neste caso, especialmente acionamento do freio dianteiro e traseiro. Os dados aos quais tive acesso, mostravam a seleção automática do sistema de frenagem 50% maior na roda traseira em relação a dianteira. Me recordo de outra discussão neste ponto em especifico neste forum cuja atribuição desta proporção estaria vinculada a talvez um opção do fabricante em oferecer maior conforto ao piloto.
Espero ter ajudado.
Abraço e bons km´s
JPonte!
JPonte Escreveu:Med, nas R 1200 GS mais novas (desconheço se nas anteriores a 2013 era assim), com o sistema ABS em funcionamento, ou seja, não desconectado, ao acionar o freio dianteiro, o próprio sistema da moto faz a distribuição da intensidade entre as rodas dianteira e traseira, considerando a dinâmica de peso distribuído em cada roda. Ao acionar o pedal de freio traseiro apenas o freio da roda traseira é acionado, neste caso não existe a distribuição pelo sistema.
Quem tem o GPS original da BMW consegue visualizar todas as principais estatísticas de utilização da moto através do aparelho, tais como temperatura média do motor, posição média de abertura do acelerador, e, neste caso, especialmente acionamento do freio dianteiro e traseiro. Os dados aos quais tive acesso, mostravam a seleção automática do sistema de frenagem 50% maior na roda traseira em relação a dianteira. Me recordo de outra discussão neste ponto em especifico neste forum cuja atribuição desta proporção estaria vinculada a talvez um opção do fabricante em oferecer maior conforto ao piloto.
Espero ter ajudado.
Abraço e bons km´s
Rapaz,
Muito interessante essa informação !!! :o
Se entendi corretamente, na configuração normal a roda traseira recebe uma pressão 50% maior que a roda dianteira no momento da frenagem ?
Isso poderia explicar o desgaste maior das pastilhas traseiras ou estou enganado ?
Vou pesquisar a respeito aqui no Fórum...
Existe alguma forma de alterar essa configuração ?
Até onde sei, a maior eficiência na frenagem é obtido atuando principalmente os freios dianteiros (se não me engano coisa de 70% na dianteira e 30% na traseira)...
A minha interpretação é que o freio traseiro é acionado mais vezes que o dianteiro. Daí o maior desgaste.
Quanto à pressão de acionamento é regulada pela central do Abs de acordo com as condições dinâmicas.
JPonte!
Medeirix Escreveu:CM-R1200-GS,
Não quis somente avaliar o motivo pelo qual o desgaste ocorre, já que a minha falta de experiência com a moto (principalmente com as versões anteriores) não permite.
Mas queria principalmente entender a melhor forma de utilizar os freios...
Atuando somente o freio dianteiro não é o suficiente ?
É necessário o acionamento do freio traseiro ?
:confused:
Med,
A minha é 2012, premium, então já conta com o sistema ABS Geração II que equaliza o acionamento do Dianteiro/Traseiro.
Realmente, se voce acionar primeiro o freio traseiro, o sistema não trabalha equalizado.
Para que o sistema funcione sozinho, voce precisa acionar somente o freio Dianteiro.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
CM-R1200-GS Escreveu:Med,
A minha é 2012, premium, então já conta com o sistema ABS Geração II que equaliza o acionamento do Dianteiro/Traseiro.
Realmente, se voce acionar primeiro o freio traseiro, o sistema não trabalha equalizado.
Para que o sistema funcione sozinho, voce precisa acionar somente o freio Dianteiro.
CM-R1200-GS,
Estou percebendo que somente o manual do proprietário não me fornece todas as informações necessárias...
É muito gratificante ficar bem informado e aprender a utilizar o meu " brinquedo" da forma correta.
Estou vendo que tenho muito que aprender por aqui.
Ninguém falou sobre quantos jogos de pastilhas tem atrás, e quantos na frente. Talvez devemos pensar nisso também, e considerar o maior esforço (menos poder de frenagem) provocado pelo sistema traseiro. Ou não ?
A pastilha traseira sempre gasta mais rapido tive Vstrom que a dianteira durou 80 k km e as traseiras trocava a cada 20 k na super tenere a traseira foi com 20 k também a dianteira tava nova ai vendi a st na gs a traseira durou 15 k a dianteira ta nova ainda
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