• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GPS dedicado vs Smartphones
JuniorNM Escreveu:Eles valem a pena mesmo? Hoje eu utilizo um iPhone 6 com uma capa impermeável da interphone, que vantagens eu teria em migrar para um Zumo, por exemplo?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Sou um sujeito desconfiado e precavido. Como diz a máxima "quem tem um, não tem nenhum".

Uso o Zumo 390 LM e aproveito ao máximo todas a suas funções, nem falar na qualidade e resistência (o meu já caiu no asfalto na BR116 e sobrevive até hoje). Mas se um dia ele falhar, estou sempre com o celular com o Here Maps carregado e pronto para usar.

Acho que o celular não aguentaria tanta vibração na moto. Além disso, os conectores dele não foram feito para isso.
  Responder
Junior,

Acho que você já deve ter se decidido, mas mesmo assim vou colocar minha opinião. O GPS tem a vantagem de funcionar através de toque por pressão o Smartphone é por Touch e precisa do contato do dedo com a tela, não funciona com luva ou dentro de case.

No entanto, o Smartphone é muito mais flexível e atualizado, uma vez que voc6e pode usar o Google Maps que é atualizado de graça automaticamente. Outra vantagem do Smartphone é a opção de você utilizar mapas Off-line, isto é, você não precisa usar seu plano de dados para acompanhar a rota, a não ser que você queira informação de trânsito, mas isso é um pouco inútil para quem está de moto.....

Você pode comprar um Smartphone barato de tela grande e usar somente para isso, desta maneira você não vai viciar a bateria do seu smart titular. GPS, normalmente, você tem upgrade de mapa de graça por um ano, depois disso tem que fazer assinatura.

Eu tenho uma GS 1200 Adventure 2015 e estava usando um GPS da TomTom adaptado no suporte, mas acho que vou migrar para smartphone porque é mais rápido e atualizado.
  Responder
Alfred, te corrigindo na postagem e ajudando os demais...
Atualmente existem modelos de celular que o touch screem funciona mesmo com luvas. Uso um Nokia(Microsoft agora) Lumia 920 e tenho uma case impermeável da Ram Mount e usando esta case eu consigo manusear o celular com luvas. Claro que não é aquela perfeição, mas...funciona.
Tenho um aparelho GPS(diferente de navegador, Zumo é um navegador) Garmin Oregon e confio mais nele do que no celular usando Hero Maps ou qualquer outro programa de navegação. Alem do risco do celular estragar devido a vibração da moto, ja perdi um celular devido a vibração da moto onde o mesmo estragou o cabo flat.
  Responder
Que software vocês usariam em um smartphone para traçar a rota de uma viagem longa como para o Atacama, por exemplo?

Responder
Maps.me

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
Nonors
POA - RS
  Responder
JuniorNM Escreveu:Que software vocês usariam em um smartphone para traçar a rota de uma viagem longa como para o Atacama, por exemplo?

Fui com o Here sem problemas.
Leandro Perez
Ribeirão Preto/SP
R 1200 GS
  Responder
Recentemente usei um smartphone da Motorola para uma viagem curtissima de 160km com trecho de terra de uns 40km...coloquei em um case aprova d'água e o cabo bem fixado e conectado no.plug de 12v.
Para conhece os smartphone da Motorola ele aciona a câmera ao balançar ( não consegui desativar isso) e ela ficava acionando e desligando ao longo do percurso .Resumo,perdi a câmera do smartphone. Sad
Hoje uso um zumo395LM a cada parada eu faço um Double check na rota usando o smartphone que carrego no bolso .

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk
  Responder
Iceman Escreveu:No meu barco eu uso um Tablet (Samsung Galaxy, por R 1.500,00), com GPS/WiFi/4G e tela de 10", com o software NAVIONICS.

Funciona perfeitamente.

Só para ter uma idéia, um Chart Plotter Raymarine de 7" custa no Brasil por vota de uns R$ 10.000,00, um Lowrance com tela de 10", perto de R$ 20.000,00.

O app do NAVIONICS é free, e você só paga uma merreca de anuidade (acho que foram uns US$ 30,00 se não me engano).

Além do que, as atualizações de mapa são gratis e via internet, direto no Tablet, sem qualquer complicação.

Fora que ainda uso o tablet para outras coisas, como música, filmes, guardo os manuais dos equipamentos em PDF, tiro fotos, filmo, etc.

Thomas, uso Garmin 525s no barco e uso cartas náuticas oficiais da MB como mapa, tem um pessoal de Curitiba GPSmapas http://www.gpsmapas.com.br que vende pronto para uso, basta tirar o cartão original. Como backup uso tablet iPad com o software Marine BRA, que vai em cima de cartas oficiais brasileiras e como backup do backup, tenho no iPhone também. E como backup de tudo que é digital e pifa sem aviso, tenho cartas náuticas impressas, bussola de alidade Minox. Uso também o Skyview para identificação de qualquer coisa na abóboda celeste, inclusive satélites, etc.

Tenho um Garmin Zumo 395 e minha opinião: robusto, grau de proteção IP 7x, uso customizado para veículos, permite ter monitoração de pressão dos pneus (da Garmin), atualização de POIs rápida e eficiente, integrado ao sistema de partida da moto (liga e desliga com a ignição), permanentemente com a bateria em estado de carga / flutuação.
  Responder
mlbonfim Escreveu:Recentemente usei um smartphone da Motorola para uma viagem curtissima de 160km com trecho de terra de uns 40km...coloquei em um case aprova d'água e o cabo bem fixado e conectado no.plug de 12v.
Para conhece os smartphone da Motorola ele aciona a câmera ao balançar ( não consegui desativar isso) e ela ficava acionando e desligando ao longo do percurso .Resumo,perdi a câmera do smartphone. Sad
Hoje uso um zumo395LM a cada parada eu faço um Double check na rota usando o smartphone que carrego no bolso .

Para desabilitar essa função basta vc ir no app "moto" que vem instalado no celular, ele está no menu inicial que aparece todos os app do celular, depois clica em "ações" e desabilita as funções de ligar a lanterna e a câmera com movimentos.
  Responder
AAmorim Escreveu:Para desabilitar essa função basta vc ir no app "moto" que vem instalado no celular, ele está no menu inicial que aparece todos os app do celular, depois clica em "ações" e desabilita as funções de ligar a lanterna e a câmera com movimentos.
Grato pela dica, vou testar isso.

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Celular dedicado p/ moto Abreu 9 2,960 19-09-2022, 09:44
Última Mensagem: Abreu

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: