Sapi Escreveu:Molykote e um aditivo para oleo e graxas muito antigo. A base eh Bissulfeto de Molibdenio, recomendado pela Porsches dos anos 60...70. Usado em motores de aviao na II Guerra pelos Alemaes, os motores perdiam oleo e com uso do molibdenio, reduziam a potencia e voavam cerca de 45 minutos sem pressao de oleo antes de travar... isso poderia significar pousar do lado certo.
Usei Molykpte por muitos anos, sempre alternando uma troca sim e outra nao.
Molibdenio com compostos de plastico forma o teflon das panelas de cozinhar (anti-aderente).
Resta saber se com motores modernos, catalisadores, o Molykote ainda funciona bem??!!!???
Sapi, obrigado pelas informações.
Uso Molykote há décadas em meus carros, minha pergunta se refere aos motores BMW.
Para o câmbio há Molykote específico para isso, assim como para diferencial.
Até há pouco tempo atrás, todo VW saía da fábrica com Molykote, para auxiliar no amaciamento dos motores, cortaram o uso para reduzir custos...
E não me venham dizer que motores "modernos" não requerem atenção especial para amaciar, uma das maiores mentiras já veiculadas. Eletrônica avançou muito, mecânica continua igual.... Todo motor novo requerer cuidados e uso especial nos seus primeiros 2k, 3k....
Tive um amigo que foi durante alguns anos o gerente do laboratório de combustíveis e lubrificantes da VW. Testavam tudo que tinha a venda no mercado, acho que ainda testam hoje. Todos os aditivos, mas TODOS são praticamente inúteis, a começar pelos Bardahls da vida e todo o resto. O único aditivo para lubrificantes comprovadamente eficiente para lubrificantes é o Molykote. A molécula do bissulfeto de molibdênio é uma molécula plana gigantesca e que tem a característica de se aderir a metais, como aço por exemplo. Nas micro ranhuras da camisa do cilindro, preenche esses sulcos e com isso, além de reduzir drásticamente o atrito, aumentam a taxa de compressão do motor, reduzindo a perda de pressão na câmara de combustão no ciclo de compressão. É só experimentarem em um motor já bem rodado, parece que rejuvenesce