21-01-2019, 15:02
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-01-2019, 15:07 por Gnegraes.)
PabloTiago Escreveu:Então, as bengalas da GS1200 só tem óleo no seu interior. Quem faz todo o trabalho de retorno da suspensão é a mola do telelever.
O único motivo das bengalas se movimentarem é para acompanhar o trabalho da suspensão. Nada mais que isso.
Já vi a abertura dessas bengalas.
Se só tiver óleo, a bengala se contrai e não volta a sua posição original central. A bengala não é um amortecedor, mas um tubo telescópico com molas internas e amortecedor hidráulico.
A suspensão possui dois sistemas de mola/amortecedor: as bengalas inferiores e o sistema externo superior (mola + amortecedor) sobre o qual se apoia a mesa da suspensão. Devido à enorme massa oscilante (pneu, roda, freios, mesa e as bengalas) existe o sistema secundário superior (Telelever) para reduzir a transmissão de carga de impacto ao quadro da moto, devido às movimentações do sistema principal inferior.
A imagem abaixo foi retirada do site da BMW, vê-se claramente as molas dentro de cada bengala e o sistema hidráulico de amortecedores.
[ATTACH=CONFIG]10107[/ATTACH]
O sistema secundário superior Telelever, patente da BMW, possui mola e amortecedor, como se pode ver na ilustração abaixo:
[ATTACH=CONFIG]10108[/ATTACH]