03-02-2019, 05:05
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2019, 07:15 por rodpcastro.)
Pode soar arrogante, mas talvez seja bom esclarecer que eu tenho formação em mecânica de motocicletas, embora pratique somente como hobby. Conheço o sistema de freios de motocicletas e os outros sistemas que abordo nos vídeos.
Como falei, a concessionária falou bobagem. O que não deveria surpreender ninguém - se tem algo que eles NÃO gostam é dono mexendo autonomamente na sua moto. É um cliente a menos. É triste para eles quando alguém deixa de pagar 100 reais por um troca de lâmpada de farol (que custa uns 25) ou 400 reais por uma troca de óleo (que a mim custa uns 150).
Como o Gnegraes falou, o ajuste de profundidade altera apenas o curso livre do pedal de freio. Como eu afirmo no vídeo, isso não torna o freio melhor ou pior - é apenas uma questão de preferência pessoal, tal como se faz no pedal de marchas ou nos manetes. Alguns gostam de pedal freio raso, outros mais fundo. Não vai fazer a moto travar.
E não faz diferença nenhuma nisso que sejam freios combinados (na F800R não são). A moto de meu filho tem sistema CBS e sou eu que conserto, conheço o sistema. A diferença neste é que o pedal aciona ao mesmo tempo a pinça traseira e um pistão da pinça dianteira. O curso livre maior ou menor não muda nada o funcionamento.
Freios funcionam por transferência de energia (pressão). É um sistema mecânico. Seu pé pressiona o pedal, e então aquele pino regulável que estrela o vídeo pressiona o êmbolo no burrinho de freio. Este, por sua vez, pressiona o fluído por toda a tubulação, onde chega até as pinças e pressiona as pastilhas contra o disco. O atrito destas no disco faz a moto parar.
Sem pressão no pedal não há pressão no sistema ainda que o pedal esteja raso.
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Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Como falei, a concessionária falou bobagem. O que não deveria surpreender ninguém - se tem algo que eles NÃO gostam é dono mexendo autonomamente na sua moto. É um cliente a menos. É triste para eles quando alguém deixa de pagar 100 reais por um troca de lâmpada de farol (que custa uns 25) ou 400 reais por uma troca de óleo (que a mim custa uns 150).
Como o Gnegraes falou, o ajuste de profundidade altera apenas o curso livre do pedal de freio. Como eu afirmo no vídeo, isso não torna o freio melhor ou pior - é apenas uma questão de preferência pessoal, tal como se faz no pedal de marchas ou nos manetes. Alguns gostam de pedal freio raso, outros mais fundo. Não vai fazer a moto travar.
E não faz diferença nenhuma nisso que sejam freios combinados (na F800R não são). A moto de meu filho tem sistema CBS e sou eu que conserto, conheço o sistema. A diferença neste é que o pedal aciona ao mesmo tempo a pinça traseira e um pistão da pinça dianteira. O curso livre maior ou menor não muda nada o funcionamento.
Freios funcionam por transferência de energia (pressão). É um sistema mecânico. Seu pé pressiona o pedal, e então aquele pino regulável que estrela o vídeo pressiona o êmbolo no burrinho de freio. Este, por sua vez, pressiona o fluído por toda a tubulação, onde chega até as pinças e pressiona as pastilhas contra o disco. O atrito destas no disco faz a moto parar.
Sem pressão no pedal não há pressão no sistema ainda que o pedal esteja raso.
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