03-02-2019, 09:58
rodpcastro Escreveu:Pode soar arrogante, mas talvez seja bom esclarecer que eu tenho formação em mecânica de motocicletas, embora pratique somente como hobby. Conheço o sistema de freios de motocicletas e os outros sistemas que abordo nos vídeos.
Como falei, a concessionária falou bobagem. O que não deveria surpreender ninguém - se tem algo que eles NÃO gostam é dono mexendo autonomamente na sua moto. É um cliente a menos. É triste para eles quando alguém deixa de pagar 100 reais por um troca de lâmpada de farol (que custa uns 25) ou 400 reais por uma troca de óleo (que a mim custa uns 150).
Como o Gnegraes falou, o ajuste de profundidade altera apenas o curso livre do pedal de freio. Como eu afirmo no vídeo, isso não torna o freio melhor ou pior - é apenas uma questão de preferência pessoal, tal como se faz no pedal de marchas ou nos manetes. Alguns gostam de pedal freio raso, outros mais fundo. Não vai fazer a moto travar.
E não faz diferença nenhuma nisso que sejam freios combinados (na F800R não são). A moto de meu filho tem sistema CBS e sou eu que conserto, conheço o sistema. A diferença neste é que o pedal aciona ao mesmo tempo a pinça traseira e um pistão da pinça dianteira. O curso livre maior ou menor não muda nada o funcionamento.
Freios funcionam por transferência de energia (pressão). É um sistema mecânico. Seu pé pressiona o pedal, e então aquele pino regulável que estrela o vídeo pressiona o êmbolo no burrinho de freio. Este, por sua vez, pressiona o fluído por toda a tubulação, onde chega até as pinças e pressiona as pastilhas contra o disco. O atrito destas no disco faz a moto parar.
Sem pressão no pedal não há pressão no sistema ainda que o pedal esteja raso.
---------------------------------------------
Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Rod, teu posicionamento sobre os CC (que escrevo sempre como conce$$ionário) está perfeito. Aqui no Brasil a postura deles é difícil, talvez seja o único país onde a BMW local impede você, proprietário de um veículo BMW Motorrad, de acessar o catálogo de peças oficial de fábrica. É um absurdo!!! Acesso o catálogo via site da Alemanha, já publiquei artigo aqui a respeito, mostrando o caminho das pedras. Particularmente as CC BMW Motorrad aqui são "mansas" comparadas às CC de autos. Tenho Land Rovers há décadas e os preços são pornográficos. Sempre que necessito, trago da UK e já houve casos de gastar apenas 20% do preço pedido aqui, isso com 60% de Imposto de Importação sobre o valor CIF (inclui o Fedex)ICMS, etc. Tenho comprado algumas coisinhas na Alemanha, mas tenho a sorte de meu filho orar lá, enregam na casa dele e depois alguém ou eu mesmo trago para o Brasil.
O preço que elas praticam é muito semelhante a você importar da Alemanha ou dos USA, a carga de impostos brasileiros é escorchante. Conheço bem a área pois importo profissionalmente muitas máquinas e peças e há muito tempo. Há diferença de preço entre as conce$$ionárias, sempre bom fazer um levantamento. Aqui em Sampa já comprei peça 16% mais barata que em outro CC, é muita coisa. As peças, considerando o preço na Alemanha, não são caras, o problema é nosso poder aquisitivo. Para nossa sorte, BMW é um marca de excelência mecânica. Sabendo usar o equipamento, você erá moto para o resto da vida. Conheço muita BMW antiga, bem rodada e sem problemas até hoje.