15-02-2019, 23:41
Gnegraes Escreveu:Filipe,
A BMW teve de fazer essa modificação por conta de legislação brasileira de ruído. Como o volume daqui é pequeno, o custo de desenvolver um novo escapamento para atender nossas normas seria proibitivo. Você acha que a BMW fez toda essa manobra por que quer prejudicar o consumidor brasileiro? Garanto que seria muito mais simples para eles vender o produto como ele é na Europa....
Eu sei que foi por conta da legislação (o que até me surpreendi ser mais rígida que na Europa). O Fato que todas as marcas estão sujeitas a mesma legislação. A questão foi como a BMW contornou o problema, que foi simplesmente capando a moto eletronicamente. Só acho que eles foram um pouco míopes na questão comercial, o fato é que potencia vende, o fato é que ficou mais fraca que a versão de 10 anos atrás, o fato que isso desestimulou muitas pessoas que tem o modelo atual em fazer a troca, e o fato que ficou com uma potencia muito inferior a concorrente direta.
Empresa tem visão comercial, não fazem nada nem para prejudicar deliberadamente nem para serem "bonzinhos" com o consumidor, o objetivo deles como qualquer empresa, é auferir lucro e manter sua sobrevivência, não que estejam errados.Só acho que justamente por isso não levaram em conta a perda comercial que podem vir a ter com isso. Como já disseram ai para trás, unica forma de a BMW voltar atrás nisso e adotar outra solução é as vendas inicialmente serem baixas da F850 GS, se sentirem no bolso e correlacionarem a esse fato, podem vir a alterar, se vender bem mesmo assim, esqueçam nunca mais vão mexer nisso.