12-03-2019, 16:32
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-03-2019, 16:50 por Gnegraes.)
MarcioT Escreveu:JuniorNM, grato pelo seu relato e parabéns pela moto nova.
Não sou igualmente piloto para andar a 200km, mas tenho algumas dúvidas sobre essa moto.
15 cv a menos em uma moto de 215 kg não dá para dizer que não farão falta. Ela está arrancando mais porque colocaram uma coroa enorme, o que exigiu a retirada do cavalete central para a corrente não dar interferência nele. Outra coisa, fico pensando nestes 15 cv e portanto 5cv a menos que a f 800 quando estou viajando com garupa e bagagens em ultrapassagens, em aclives e agora ainda temos 1 litro a menos de gasolina porque dizem que ela (as europeias com 95 cv) ficaram mais econômicas.
Continue por favor nos passando suas impressões, assim vamos conhecendo essa moto de uma maneira correta, com o aval de um proprietário!
Abraço
All,
Existe sempre uma grande confusão entre duas "entidades" presentes em motores à explosão de combustão interna: torque e potência.
Vou tentar ser o menos técnico possível na linguagem, visto a maioria aqui não ter formação em engenharia.
Normalmente na utilização de nossos veículos, sejam motos ou automóveis, o que se utiliza em 95% do tempo de condução é o torque.
O torque é o responsável por vencer os atritos internos do motor, do câmbio, do sistema de acionamento da roda de tração (engrenagens + corrente de rolos, polias e correia dentada ou eixo cardã), o atrito interno dos pneus devido à deformação deste (como curiosidade, quando se calcula as perdas de um veículo em movimento, a parcela de perda dos pneus é calculada como se os pneus estivessem eternamente subindo um pequeno degrau de altura exatamente igual à deformação do pneu em contato com o solo...), o arrasto aerodinâmico do veículo e as rampas ascendentes que o veículo precisa se movimentar (vulgarmente conhecido como morro acima...). Quanto maior o torque disponibilizado pelo motor e as reduções do câmbio, mais facilidade o veículo terá em vencer todos esses ditos "obstáculos" e manter o veículo andando. Isso é fácil de entender pelo funcionamento do câmbio (manual ou automático). Quando o veículo precisa de mais força para vencer um obstáculo, uma subida p/ex., reduzimos para uma marcha mais "baixa" e com isso disponibilizamos mais torque na(s) roda(s). O câmbio é um sistema mecânico que permite dosarmos o torque requerido pelo veículo. Trocando em miúdos, Torque = Força.
Potência interessa quando se necessita acelerar o veículo, seja retirando-o da imobilidade, seja para aumentar sua velocidade.
Carros e motos esportivas tem alta potência por motivos muito claros: aceleração e que seja a maior possível.
Tratores, caminhões, etc, usam normalmente motores de ciclo Diesel pelo fato que estes motores disponibilizam taxas elevadas de torque, para uma mesma potência de comparação com um motor de ciclo Otto (gasolina, álcool, etc). Além de serem motores mais robustos, com menos invencionices, gadgets e sisteminhas para dar pau na hora errada. Por este motivo tenho carros a diesel há muitos e muitos anos. Precisam fazer Força para movimentar toneladas de peso...
O relato que muitos de vocês tem feito aqui de test rides da nova F850, mostram que o desempenho da moto é muito satisfatório, já li que alguns dizem ter desempenho melhor que o modelo anterior, o que não duvido.
Não podemos esquecer que temos Bigtrails. Se nosso desejo fosse velocidade final e aceleração, compramos a moto errada, deveria ser uma BMW S1000 RR ou uma Ducati Panigale Testaestretta...
Mesmo assim nossas Bigtrails tem um desempenho primoroso e de fazer inveja a muitas motos por aí. A minha é uma R1200GS a Ar, "só" tem 104 HP e mesmo assim faz e 0-100km/h em 3,8 segundos... preciso mais que isso? Sinceramente digo que não.
Aprendam a usar o torque da forma correta e vão ser muito felizes. Tem coisa mais gostosa do que se topar com uma subida e basta dar uma pequena enroladinha no cabo e ela dispara morro acima, sem precisar cambiar??? Eu adoro essa sensação de força que as BMWs disponibilizam, gosto muito mais que as acelerações absurdas que muitas motos tem (sei o que isso significa, fui um Ducatisti..)