21-03-2019, 20:23
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-03-2019, 20:26 por Gnegraes.)
bybecker Escreveu:Gosto muito de pesquisar sobre óleos, que são o "sangue" das poderosas. Mas além de muita informação na web tem também muito "achismo" e opiniões pessoas sem muita comprovação, ou seja,consegue-se mais dúvidas do que certezas.
Mas colhi algumas informações importantes que gostaria de compartilhar. Não as tenho como verdades absolutas, mas me pareceram verossÃ*meis. "Si non é vero, é bene trovato"
1 - No link abaixo, tem uma informação no mÃ*nimo curiosa (e importante, se verdadeira). Segundo o autor. a própria BMW Motorrad recomendaria o uso de óleos minerais nos primeiros 10.000km em vez de óleos sintéticos. A explicação é que óleos sintéticos são tão eficientes na lubrificação de retardariam o "assentamento" das peças, que é fundamental para uma maior vida do motor.
http://www.motorcycleinfo.co.uk/index199...eId=753225
What Grade Oil To Use?
Engine oils of API classification SF or better.
Engine oils of ACEA classification A2 or better.
BMW Motorrad recommends not using synthetic oils for the first 10,000 km. Please do not hesitate to contact your authorised BMW Motorrad dealer if you have any questions relating the choice of a suitable engine oil for your motorcycle.
2 - Novas Classificações API:
A cada evolução em aditivos e melhorias nas caracterÃ*sticas dos óleos lubrificantes é criada uma nova classificação, indicando melhorias na qualidade. Assim, um óleo SG é melhor que um SF, um SL é melhor que um SJ e por aÃ* vai.
Toda a melhoria em óleos deve-se, é claro, em função do mercado americano, o maior do mundo. Pois lá já e comum a classificação SM e aqui praticamente nem chegou ainda. Pois lá nos EUA e na Europa os veÃ*culos Flex usam um combustÃ*vel denominado E85 que é composto de 85% de Etanol e 15% de gasolina pois coo o clima é mais frio um pouco de gasolina ajuda na partida e desempenho.
Pensando nisso foi criada uma nova classificação API para atender a questão do uso de alcool. Essa nova classificação é a API SN.
Levando em conta que nossa gasolina tem +- 25% de alcool, é de se pensar que talvez óleos de motor com essa classificação pudessem ser interessantes de ser usados em nossas motos. É minha opinião apenas, claro.
Finalizando, deixo claro que são apenas informações, passÃ*veis de erro ou de interpretações diversas Ã* minha.
Importante não esquecer que a viscosidade do óleo deve ser sempre igual ou muito próxima a sugerida pelo fabricante, e SEMPRE atender Ã* norma JASO MA2 no caso de motos com embreagem banhadas em óleo, motivo pelo qual não se deve usar óleos próprios para automóveis.
Becker,
Uma das informações que estou colhendo no site alemão é essa que você mencionou.
Mas não é só a BMW que recomenda óleos semi-sintéticos ou até minerais para o período de amaciamemto. Qualquer motor necessita passar por esta fase.
Existem uma série de fatores para um fabricante especificar um óleo para aquele projeto de motor. E é muito importante ressaltar que apesar de surgirem novos óleos, eles eventualmente podem ser prejudiciais aos motores mais antigos.
Quanto a óleos grau API SN, eles existem faz bastante tempo por aqui, inicialmente com a Mobil em 2011. Ele é um óleo para gasolina, álcool e GNV e que previne a formação de depósitos e incrustrações nas cabeças de pistões em elevadas temperaturas. Não é um óleo específico para álcool como combustível.