22-03-2019, 09:03
Gnegraes Escreveu:Becker,
Uma das informações que estou colhendo no site alemão é essa que você mencionou.
Mas não é só a BMW que recomenda óleos semi-sintéticos ou até minerais para o período de amaciamemto. Qualquer motor necessita passar por esta fase.
Existem uma série de fatores para um fabricante especificar um óleo para aquele projeto de motor. E é muito importante ressaltar que apesar de surgirem novos óleos, eles eventualmente podem ser prejudiciais aos motores mais antigos.
Quanto a óleos grau API SN, eles existem faz bastante tempo por aqui, inicialmente com a Mobil em 2011. Ele é um óleo para gasolina, álcool e GNV e que previne a formação de depósitos e incrustrações nas cabeças de pistões em elevadas temperaturas. Não é um óleo específico para álcool como combustível.
Complementando, resolvi visitar o site da API para ver exatamente do que se trata.
Este óleo previne depósitos e incrustrações nas cabeças dos pistões em altas temperaturas, previne a auto-ignição em rotações baixas em motores turbo, é menos agressivo a determinados materiais de selos, reduz consumo, etc.
Em nenhum momento mencionam que se trata de óleo para motores a àlcool.
Apropo, a API (American Petroleum Institut) tem as seguintes categorias de óleos:
- ILSAC (para automóveis de passageiros),
- Gasolina,
- Categorias de Diesel C
- Categorias de Diesel F.
Álcool é tratado como se fosse gasolina. ILSAC é a equivalente da API para as montadoras da Asia, assim como a ACEA o é para a Europa