• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleos - Informações Gerais
#13
All,

1) Voltando ao tema, mas que considero importante pelo fato da BMW declarar que não se pode usar aditivos que contenham bisulfeto de molibdênio, como Molykote, Militec (genérico), etc., isto no Manual de Proprietário.

Pois bem. Como sempre fui usuário de Molykote e conheço seus benefícios, fiquei intrigado em saber quais partes dos motores BMW possuem um revestimento.

No projeto da primeira GS de produção em linha para o mercado, vários tópicos foram pioneiros, como balança mono-braço, etc.
Uma das mudanças introduzidas pela BMW em 1980 no primeiro modelo da R 80 G / S foi a substituição das camisas de aço fundido existentes por camisas de cilindro de alumínio revestidas com Galnikal.

O Galnikal é um revestimento metálico de superfícies desenvolvido pela Mahle, que é feito através de deposição de materiais através de plasma, o que propicia uma altíssima dureza e alta resistência ao desgaste por atrito. Neste processo de revestimento, as partículas de carboneto de silício são aplicadas a uma camada de níquel - semelhante ao processo Nikasil, que p/ex. é usado com muita frequência em motores de dois tempos.
As três principais vantagens desta tecnologia são: uma redução de peso de 4,5 kgf (devido à substituição das camisas de aço), uma transferência de calor dos cilindros melhorada pela maior condutibilidade de calor destes materiais e a possibilidade de reduzir o pistão, o que reduz o ruído, o consumo de óleo e o desgaste, talvez a característica mais importante. Uma desvantagem, no entanto, é que os cilindros não podem ser facilmente remandrilhados em caso de reparo devido à alta dureza superficial, como era possível com camisas de cilindro feitas de aço fundido.

Bem, descobri este detalhe em um livro que conta a história da geração GS na BMW.


2) Outro tema também discutido aqui foi o porque da BMW não recomendar o uso de óleo sintético nos primeiros 10.000km, período de amaciamento. Consegui a resposta em um site alemão dedicado às motos BMW com motor Boxer.

Primeiro vamos deixar claro o que é amaciamento (dizer que motores modernos não necessitam dele é uma grande bobagem...):
- todas as superfícies que de alguma forma sofrem atrito, precisam ser lubrificadas para que haja o assentamento destas superfícies uma às outras, acoplando-as perfeitamente.
- todas as superfícies destas peças internas do motor são usinadas com rugosidades superficiais calculadas de acordo com as pressões que sofrem e com tolerâncias dimensionais tais que permitem o chamado acoplamento ideal, levando em conta a existência de um filme de óleo lubrificante entre as superfícies.
- o amaciamento é o período onde o motor (câmbio,diferencial, etc., também) deve ser utilizado em rotações médias, sem levar ao seu limite de carga máxima, para que todas as superfícies em atrito possam se assentar e ganhar um acoplamento ideal entre elas, para seu prefeito funcionamento e estanqueidade entre elas, além de folga final prevista em projeto.

Caso se use um óleo sintético no período de amaciamento, a lubricidade superior deste óleo reduziria a capacidade de um "desgaste" calculado entre as superfícies e seu perfeito encaixe e acoplamento na geometria particular de cada par de superfícies, aumentando o período considerado normal de amaciamento e impedindo que o motor seja usado de modo livre em todos os regimes de rotações.
  Responder


Mensagem neste Tópico
Óleos - Informações Gerais - por bybecker - 21-03-2019, 12:10
Óleos - Informações Gerais - por rodpcastro - 21-03-2019, 20:02
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 21-03-2019, 20:23
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 22-03-2019, 09:03
Óleos - Informações Gerais - por sal silva - 22-03-2019, 13:36
Óleos - Informações Gerais - por Iceman - 22-03-2019, 13:47
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 22-03-2019, 14:02
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 22-03-2019, 14:20
Óleos - Informações Gerais - por PabloTiago - 25-03-2019, 07:55
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 25-03-2019, 09:06
Óleos - Informações Gerais - por PabloTiago - 25-03-2019, 09:22
Óleos - Informações Gerais - por sal silva - 25-03-2019, 15:04
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 01-04-2019, 14:45
Óleos - Informações Gerais - por rodpcastro - 03-04-2019, 10:18
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 03-04-2019, 10:32
Óleos - Informações Gerais - por drluipe - 07-01-2020, 13:32
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 08-01-2020, 08:32
Óleos - Informações Gerais - por drluipe - 08-01-2020, 14:28
Óleos - Informações Gerais - por Paulork - 09-01-2020, 17:36
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 09-01-2020, 20:11
Óleos - Informações Gerais - por ravelli66 - 10-01-2020, 16:56
Óleos - Informações Gerais - por rodpcastro - 10-01-2020, 17:36
Óleos - Informações Gerais - por drluipe - 11-01-2020, 23:27
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 12-01-2020, 08:42
Óleos - Informações Gerais - por rodpcastro - 12-01-2020, 11:56
Óleos - Informações Gerais - por drluipe - 12-01-2020, 14:34
Óleos - Informações Gerais - por Gnegraes - 12-01-2020, 19:16
Óleos - Informações Gerais - por ravelli66 - 14-01-2020, 11:26

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Teste comparativo de óleos de motor Gnegraes 17 8,472 23-09-2022, 07:36
Última Mensagem: Gnegraes

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)