29-08-2019, 08:57
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-08-2019, 09:30 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:Outra coisa,
Alguém sabe pra que serve, e qual a manutenção correta do ventilador da engrenagem cônica?
Procedimento 33 74 004 do manual RSD...
Pois ainda não vi nenhuma manutençao menciona-lo.
Sds
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Oi Reiner,
Na minha (K25 2009) não há este ventilador do par de engrenagens cônicas.
Alterei a especificação para um modelo mais recente e com configuração K50 ou superior consegui ver o detalhe.
Me parece ser um vent valvulado feito de borracha e que está instalada na parte superior da caixa de engrenagens traseira, fazendo a saída de ar devido ao aquecimento interno. Daí o nome ventilador, pois "ventila" o interior da caixa traseira.
A manutenção requerida é a lubrificação e a vedação deste vent no alojamento da caixa com produto conservador de borracha (silicone?) e que eles indicam com o part number 83 12 0 397 018.
Creio que a manutenção é indicada para preservar a borracha e sua função de "ventilar", pois se ressecar ou rachar pode permitir a entrada de água ou sujeira na caixa de engrenagens...
Aproveitando o tema, os alemães designam como HAG - HintereAchsGetrieb esta Caixa de Engrenagens Traseira, que é a descrição correta do elemento. Na língua alemã as descrições são sempre precisas...

Em português chamam de diferencial traseiro pelo fato de ter uma par de engrenagens cônicas (o que é verdade) mas sem a função de corrigir as rotações "diferenciadas" através de engrenagens planetárias para os dois semi-eixos de saída, afinal temos apenas 1 semi-eixo de saída, se é que podemos chamar o eixo traseiro assim.
Espero ter ajudado.
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfk2exum...Q?e=hV49oO
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...