20-01-2020, 08:19
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-01-2020, 09:17 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Somente para "ilustrar" a conversa:
https://jornaldocarro.estadao.com.br/blo...-do-mundo/
Meus comentários:
- a aditivação de álcool na gasolina foi a saída, brilhante diga-se de passagem, da Petrobrás à época para fazer o controle de octanas da gasolina, que até então era feito com tetraetila de chumbo, produto tóxico e cancerígeno. Europa abandonou a tetraetila de chumbo bem mais tarde que o Brasil. Na Alemanha era comum nas bombas estar escrito: Bleifrei - livre de chumbo....
Funcionou e bem, redução de custos e melhora na poluição do ar.
- use SEMPRE que possível a gasolina de maior octanagem que encontrar. Teu motor agradece.... Pode ser mais cara, mas a performance e consumo são bem diferentes.
Muitas vezes não entendo, a economia de R$1,00 por litro... Se fossemos "canelinha fina" dirigindo cadelinha 125 entregando pizza, vá lá....
- em passant: na Alemanha há aditivação de álcool na gasolina também. E eles não tem lobby de usineiros alemães de cana de açúcar....
- esse Boris Feldmann é um charlatão e um idiota, vivo escutando ele falar besteiras nas rádios aqui em SP...
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...