19-05-2020, 14:40
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-05-2020, 16:15 por Gnegraes.)
PauloLopes Escreveu:Manutenção preventiva resolve o problema do cardã, sem dúvida nenhuma! O que se vendia há tempos atrás que cardã era livre de manutenção, talvez, mas por algum tempo somente, pois qq engrenagem, existe desgaste natural pela ação do tempo e utilização! Tb acho que essa lavagem por pressão não faz nada bem a qq material, principalmente para o cardã!!
Só não entendo que os cardas de caminhões ficam expostos, guardando as devidas proporções, e não sofrem o mesmo desgaste!
Mas que a moto é muito boa, ciclística excelente e outras coisitas mais, sem dúvida!
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Paulo,
O eixo cardã é livre de manutenção.
Só é necessária manutenção se as tuas coifas se romperem, saírem de suas posições nos alojamentos ou por lavagem com pressão excessiva com Wap ou Kärcher.
Os eixos cardã das BMWs antigas eram expostos, não há nenhum problema nisso.
Isso até 1981, quando foi lançada a 1a Bigtrail, a R80G/S com balança monobraço, invenção da BMW.
Passaram a ficar dentro da manga pelo fato da balança traseira monobraço e com isso obrigatoriamente o eixo com as juntas cardã precisam estar dentro da manga, pois a carcaça do redutor de engrenagens cônicas fica montada na extremidade da balança.
Veja a foto da 1a BMW, a R32 de 1923
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Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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