20-05-2020, 18:21
P.ALMEIDA Escreveu:Esse assunto de cardan da BMW é algo Freudiano e presente em todos os grupos de discussão desta moto.
No meu caso, depois que saiu da garantia peço pra abrir em toda revisão, inspeciona, lubrifica, faz o que precisar e vida que segue ....e lá se vão lindos 112k. Tenho amigos que possuem os modelos mais antigos (germânicas) e não comentam nada sobre cardan. Imagino que quando passaram a montar em Manaus alguma nacionalização foi necessária para ter benefícios de ZF. Talvez seja parte da resposta.
Roberto,
Nada é fabricado em Manaus, vem tudo da Alemanha.
Motor e câmbio inclusive já vem montados, recebem um grande Lego de grandes pedaços e partes. Por falar nisso, meu filho me comprou o Lego da R1200GS, vai trazer no fim do ano.... já tenho presente de Natal...

O que mudou ao longo dos tempos foi o piloto. Antigamente todo motociclista entendia de mecânica, um pouco de elétrica e se viravam. Sabiam da importância das manutenções.
Hoje em dia muitos compram por modismo e não tem a menor ideia sobre o que sentam e como as coisas minimamente funcionam.
Há muito da cultura do ... ah, o frentista sempre dá uma olhada e disse que estava tudo Ok....
Vejo muitas vezes o desnecessário descuido com coisas básicas de manutenção, coisas simples. Depois saem destruindo a reputação do fabricante por defeitos inexistentes, mal uso e outras coisas...
E no universo de pessoas que leem os fóruns, muitos não entendem de mecânica e acreditam no que estão lendo.
Faço parte de dois fóruns na Alemanha só de BMW e lá não vejo ninguém reclamar de problemas no eixo traseiro, coifas, entrada de água, etc.
Acho muito curioso....
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...