• 4 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Coisas sobre a BMW que você não sabia....
#9
BMW - a origem da marca



A BMW Bayrische Motorenwerke surgiu oficialmente em 1917. Ela era resultado da associação de dois fabricantes de motores aeronáuticos, a Rapp Motorenwerk e a Otto-Werke.

[ATTACH=CONFIG]10424[/ATTACH]

O dono da Otto-Werke era o engo. Gustav Otto, filho do inventor do motor 4 tempos, Nicolaus Otto, que foi patenteado em 1877. Daí se vê que o DNA da origem da empresa era muito técnico e inovador na engenharia mecânica.
A firma Rapp Motorenwerk estava passando por apuros e essa fusão com a Otto-Werke veio trazer estabilidade à empresa.

[ATTACH=CONFIG]10425[/ATTACH]
Gustav Otto

Em 1913 a Rapp recebeu uma encomenda muito grande de motores das forças armadas alemãs. Devido à iminência de conflito na Europa, Rapp foi solicitado a fazer motores de 6 e oito cilindros para reforço das aviações da Alemanha e da Áustria.
Com o início da Guerra em 1914, os motores construídos pela Rapp se mostraram pouco confiáveis e de baixa performance e com isso os militares se recusaram em comprar mais. Rapp então depositou suas esperanças em fabricar motores aeronáuticos sob licença da Austro-Daimler. Franz Josef Popp inspecionou as instalações como representante dos militares e declarou ser possível a tarefa. Popp trabalhou como supervisor de produção e assumiu o comando da empresa quando Karl Rapp renunciou.

[ATTACH=CONFIG]10426[/ATTACH]
Franz Josef Popp

A companhia tinha adquirido uma péssima reputação dos tempos de Rapp e os militares estavam cientes disso. Para dar um ar fresco no reinício da empresa, os proprietários a renomearam de BMW Bayrische Motorenwerke e conseguiram um pedido para fabricar motores sob licença da Austro-Daimler. Trouxeram um jovem engenheiro chamado Max Friz para assumir o departamento de engenharia da empresa. De imediato ele desenvolveu um novo motor de 6 cilindros em linha, com uma enorme vantagem sobre a concorrência: um carburador ajustável que permitia enriquecer a mistura ar/combustível na decolagem e empobrecia a mistura conforme a altitude do avião aumentava. O novo motor tinha uma performance tão boa em grandes altitudes que em poucos meses todos os aviões alemães usavam esse motor.

[ATTACH=CONFIG]10427[/ATTACH]
Max Friz

Com o término da guerra, a BMW continuou a fabricar motores e em 1919 o piloto Franz Zeno Diemer bateu o recorde mundial de altitude alcançando mais de 32.000 pés ou 9.750 metros com o motor IVa.

[ATTACH=CONFIG]10428[/ATTACH]
Franz Zeno Diemer

[ATTACH=CONFIG]10429[/ATTACH]
Motor IVa recordista de altitude em 1919

Com a assinatura do Tratado de Versailles em 1919, a Alemanha foi proibida de fabricar equipamentos para a indústria bélica e Popp começou a busca por produtos que pudesse fabricar para manter a firma. Por sorte havia uma enorme demanda por motores para a agricultura, tratores e motores marítimos e a BMW começou a busca por clientes nesses nichos de mercado. Popp conseguiu um grande contrato para fabricar freios para locomotivas e vagões ferroviários e com isso estabilizou financeiramente a firma.
O gerente de produção, o engo. Martin Stolle, sugeriu que começassem a fabricar motocicletas. Ele era um entusiasta do motociclismo e em 1920 começou a projetar e experimentar motores para motos. Ele desenvolveu vários projetos e protótipos de motores de 2 cilindros opostos tipo boxer utilizando conceitos do motor Douglas inglês, até criar o modelo M2 B15, que se mostrou um sucesso e começaram a receber pedidos da fábrica de motocicletas chamada Victoria da cidade de Nuremberg, próxima e ao norte de Munique.

[ATTACH=CONFIG]10430[/ATTACH]
motor M2 B15

Características do motor M2B15:
Volume: 494cc
pistões: 68mm de diâmetro
deslocamento: 68mm
camisas: ferro fundido
cabeçote: ferro fundido
válvulas: laterais
carburador: 1 estágio
potência: 6,5 HP @ 3.000rpm
peso: 32 kgf

[ATTACH=CONFIG]10431[/ATTACH]
Motocicleta Victoria

[ATTACH=CONFIG]10432[/ATTACH]
Martin Stolle em uma Victoria

Com o sucesso das motos Victoria, outros fabricantes procuraram a BMW para comprar seus motores e o M2B15 se tornou um sucesso na Alemanha.
Apesar do negócio de freios ferroviários ser lucrativo, Popp estava ansioso em abandonar o negócio. No verão de 1922 ele separou as empresas em duas e com apoio financeiro do industrial austríaco Camillo Castiglioni, ele adquiriu os direitos sobre os projetos de motores BMW e estabeleceu a nova empresa. Com a juda de sócios chave no negócio, Stolle e Friz, ele mudou a fábrica para uma das muitas empresas de Castiglioni, a Bayrische Flugzeugewerke, conhecida como BFW.

[ATTACH=CONFIG]10433[/ATTACH]

Camillo Castiglioni
Como curiosidade, a firma fabricante de freios existe até hoje e é a famosa Knorr Bremse, uma das maiores fabricantes no mundo e fornecedora de freios para caminhões, trens, etc. e tem filial no Brasil.
Durante a Guerra, a BFW tinha fabricado componentes para aviões e feito manutenções e reparos para os militares. Assim como a BMW, eles foram forçados pelo Tratado de Versailles a paralisar sua produção. Liderado pelo engo. Karl Ruhmer, ele desenvolveu uma pequena motocicleta que na realidade era uma bicicleta motorizada com o apelido de Flink.

[ATTACH=CONFIG]10434[/ATTACH]
Flink

Fabricou também uma moto de nome Helios e que usava o motor M2B15. A Flink e a Helios não eram muito populares devido a fragilidade dos quadros. A quebra das motos quase levou a BFW à falência mas os motores da BMW se mostravam excelentes nos outros fabricantes de moto.

[ATTACH=CONFIG]10435[/ATTACH]
Helios

A colaboração técnica entre a BFW e a BMW mostrou claramente que havia um único objetivo: desenvolver um novo quadro que pudesse usar o motor M2B15 da BMW. Popp designou a Friz fazer o novo projeto desta moto. Friz foi um pouco relutante no início em embarcar nesse projeto, afinal ele era um engenheiro aeronáutico e não um projetista de motos. De qualquer forma ele tinha adquirido alguma experiência com motos e com isso ele se mostrou disposto a encarar o projeto.

Trabalhou durante 4 meses, sozinho, em sua cabana nos Alpes. O resultado deste trabalho é a R32, com todos os desenhos, detalhes e soluções, pronta a ser fabricada. A designação R é de Rad (roda) para diferenciar dos outros projetos de motores aeronáuticos; a designação 32 é uma incógnita até hoje. Com a má experiência dos chassis da Helios, ele criou uma estrutura triangular bastante rígida e instalou o motor M2B33, que ele fez como uma evolução do M2B15. O motor teve a sua posição alterada para melhorar o resfriamento dos cilindros, com o layout que tem até os dias de hoje.

[ATTACH=CONFIG]10436[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]10437[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
                       
   

.jpg   Franz Josef Popp.jpg (Tamanho: 13.51 KB / Downloads: 302)
.jpg   Max Friz.jpg (Tamanho: 19.25 KB / Downloads: 300)
.jpg   Franz Zeno Diemer.jpg (Tamanho: 50.7 KB / Downloads: 296)
.jpg   Motocicleta Victoria.jpg (Tamanho: 22.27 KB / Downloads: 296)
.png   Helios.png (Tamanho: 80.34 KB / Downloads: 296)
.png   Zeichnung R32.png (Tamanho: 194.52 KB / Downloads: 301)
.png   dest_Artigo_547[1].png (Tamanho: 197.46 KB / Downloads: 296)
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Mensagem neste Tópico
Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - por Gnegraes - 25-05-2020, 15:19

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Palestra sobre Filmagens Gnegraes 7 17,174 25-06-2024, 13:35
Última Mensagem: DanielAdv
  coisas q eu deveria saber antes de comprar uma k1300r iagovrb 1 1,529 20-03-2023, 14:04
Última Mensagem: crmendesme
  Sobre a importância de acompanhar um serviço de manutenção FCRUZ17 3 2,695 16-09-2021, 18:11
Última Mensagem: Rromagnani
  Você já batizou sua moto??? oziris 30 24,750 07-03-2021, 07:42
Última Mensagem: Marivaldo
  Quais motos você já teve ? Crodao 134 106,469 19-08-2020, 15:16
Última Mensagem: Márcio850
  Quando você está andando de moto e ouve um barulho estranho.... Gnegraes 8 3,604 27-06-2019, 17:30
Última Mensagem: Reiner
  Pneus 50/50 Vamos falar sobre eles? Rromagnani 21 16,548 08-11-2017, 09:39
Última Mensagem: FAILACE
  Gosta de Areião? Região de Quadra, Guareí e Angatuba é para você... klausk 4 13,635 06-11-2016, 19:05
Última Mensagem: AD-1512
  Duvida 'Rápida" sobre a gs700 Didio 1 2,078 26-10-2016, 11:12
Última Mensagem: Iceman
  Quantas vezes por semana você usa sua moto? Iceman 30 24,273 19-10-2016, 17:14
Última Mensagem: Lauzamar

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)