16-06-2020, 12:09
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-06-2020, 14:21 por Gnegraes.)
Capítulo 3 - O Filtro de Ar
Para este capítulo, tive de fazer uma pesquisa bastante abrangente, tanto em sites especializados em motos antigas do qual faço parte, dois sobre BMWs e um de motos inglesas, além do Google e Wikipedia em inglês e alemão. Interessante notar a diferença de conteúdo entre as três línguas na Wikipedia, em português as informações são escassas e os textos nos tópicos bastante resumidos e sem detalhes quando comparamos com as outras duas línguas.
Como informei no texto anterior, o motor M2B33 da R32 tem seu carburador acoplado diretamente ao bloco do motor e a razão é simples: o ar de admissão é tomado da caixa no bloco onde se situa o volante do motor.
O ar é admitido e centrifugado pelo volante, separando as partículas de pó, areia, etc. que porventura sejam aspirados junto com o ar. Com isso o ar que entra no carburador e depois aos cilindros está mais limpo.Observem as fotos:
[ATTACH=CONFIG]10533[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]10534[/ATTACH]
Todos os outros motores à época tinham seus carburadores com os bocais de entrada de ar abertos. Tudo que estivesse nas proximidades dele era aspirado junto com o ar. Isso causa uma série de problemas, tanto de entupimento de giclês e desgaste da agulha de combustível no carburador, assim como abrasão séria na parede dos cilindros, pistões e anéis, comprometendo com o tempo a taxa de compressão do motor, aumentando consumo de óleo, etc.
Somente nos anos 30 houve a introdução de um filtro confeccionado com uma tela de arame de inox, mas já era alguma barreira adicional à entrada de objetos estranhos. Nas BMWs houve durante décadas uma caixa de entrada de ar que era solidária no bloco do motor, dalí saindo o ar filtrado para os carburadores dos cilindros.
Esse método de centrifugação para separação de pós e outras sujeiras era a opção que havia. Não existiam filtros de papel e outros materiais como os que temos hoje. Para os mais velhos e que tiveram VW Fusca em casa, devem se lembrar que o filtro de ar era uma panela instalada na boca do carburador e por onde o ar entrava. No fluxo interno havia mudança de direção do ar e o pó e sujeiras eram centrifugados e aderiam ao óleo que existia na parte inferior da panela.
Essa filtragem do ar de combustão era um dos inúmeros detalhes que faziam da BMW a moto mais confiável que havia à época, com durabilidade excelente.
Para este capítulo, tive de fazer uma pesquisa bastante abrangente, tanto em sites especializados em motos antigas do qual faço parte, dois sobre BMWs e um de motos inglesas, além do Google e Wikipedia em inglês e alemão. Interessante notar a diferença de conteúdo entre as três línguas na Wikipedia, em português as informações são escassas e os textos nos tópicos bastante resumidos e sem detalhes quando comparamos com as outras duas línguas.
Como informei no texto anterior, o motor M2B33 da R32 tem seu carburador acoplado diretamente ao bloco do motor e a razão é simples: o ar de admissão é tomado da caixa no bloco onde se situa o volante do motor.
O ar é admitido e centrifugado pelo volante, separando as partículas de pó, areia, etc. que porventura sejam aspirados junto com o ar. Com isso o ar que entra no carburador e depois aos cilindros está mais limpo.Observem as fotos:
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[ATTACH=CONFIG]10534[/ATTACH]
Todos os outros motores à época tinham seus carburadores com os bocais de entrada de ar abertos. Tudo que estivesse nas proximidades dele era aspirado junto com o ar. Isso causa uma série de problemas, tanto de entupimento de giclês e desgaste da agulha de combustível no carburador, assim como abrasão séria na parede dos cilindros, pistões e anéis, comprometendo com o tempo a taxa de compressão do motor, aumentando consumo de óleo, etc.
Somente nos anos 30 houve a introdução de um filtro confeccionado com uma tela de arame de inox, mas já era alguma barreira adicional à entrada de objetos estranhos. Nas BMWs houve durante décadas uma caixa de entrada de ar que era solidária no bloco do motor, dalí saindo o ar filtrado para os carburadores dos cilindros.
Esse método de centrifugação para separação de pós e outras sujeiras era a opção que havia. Não existiam filtros de papel e outros materiais como os que temos hoje. Para os mais velhos e que tiveram VW Fusca em casa, devem se lembrar que o filtro de ar era uma panela instalada na boca do carburador e por onde o ar entrava. No fluxo interno havia mudança de direção do ar e o pó e sujeiras eram centrifugados e aderiam ao óleo que existia na parte inferior da panela.
Essa filtragem do ar de combustão era um dos inúmeros detalhes que faziam da BMW a moto mais confiável que havia à época, com durabilidade excelente.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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