• 4 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Coisas sobre a BMW que você não sabia....
#24
Capítulo 3 - O Filtro de Ar

Para este capítulo, tive de fazer uma pesquisa bastante abrangente, tanto em sites especializados em motos antigas do qual faço parte, dois sobre BMWs e um de motos inglesas, além do Google e Wikipedia em inglês e alemão. Interessante notar a diferença de conteúdo entre as três línguas na Wikipedia, em português as informações são escassas e os textos nos tópicos bastante resumidos e sem detalhes quando comparamos com as outras duas línguas.

Como informei no texto anterior, o motor M2B33 da R32 tem seu carburador acoplado diretamente ao bloco do motor e a razão é simples: o ar de admissão é tomado da caixa no bloco onde se situa o volante do motor.
O ar é admitido e centrifugado pelo volante, separando as partículas de pó, areia, etc. que porventura sejam aspirados junto com o ar. Com isso o ar que entra no carburador e depois aos cilindros está mais limpo.Observem as fotos:

[ATTACH=CONFIG]10533[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]10534[/ATTACH]

Todos os outros motores à época tinham seus carburadores com os bocais de entrada de ar abertos. Tudo que estivesse nas proximidades dele era aspirado junto com o ar. Isso causa uma série de problemas, tanto de entupimento de giclês e desgaste da agulha de combustível no carburador, assim como abrasão séria na parede dos cilindros, pistões e anéis, comprometendo com o tempo a taxa de compressão do motor, aumentando consumo de óleo, etc.

Somente nos anos 30 houve a introdução de um filtro confeccionado com uma tela de arame de inox, mas já era alguma barreira adicional à entrada de objetos estranhos. Nas BMWs houve durante décadas uma caixa de entrada de ar que era solidária no bloco do motor, dalí saindo o ar filtrado para os carburadores dos cilindros.

Esse método de centrifugação para separação de pós e outras sujeiras era a opção que havia. Não existiam filtros de papel e outros materiais como os que temos hoje. Para os mais velhos e que tiveram VW Fusca em casa, devem se lembrar que o filtro de ar era uma panela instalada na boca do carburador e por onde o ar entrava. No fluxo interno havia mudança de direção do ar e o pó e sujeiras eram centrifugados e aderiam ao óleo que existia na parte inferior da panela.

Essa filtragem do ar de combustão era um dos inúmeros detalhes que faziam da BMW a moto mais confiável que havia à época, com durabilidade excelente.


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   M2B33 a 2.jpg (Tamanho: 40.38 KB / Downloads: 104)
.jpg   M2B33 b 1.jpg (Tamanho: 35.68 KB / Downloads: 103)
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Mensagem neste Tópico
Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - por Gnegraes - 16-06-2020, 12:09

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Palestra sobre Filmagens Gnegraes 7 17,174 25-06-2024, 13:35
Última Mensagem: DanielAdv
  coisas q eu deveria saber antes de comprar uma k1300r iagovrb 1 1,529 20-03-2023, 14:04
Última Mensagem: crmendesme
  Sobre a importância de acompanhar um serviço de manutenção FCRUZ17 3 2,695 16-09-2021, 18:11
Última Mensagem: Rromagnani
  Você já batizou sua moto??? oziris 30 24,750 07-03-2021, 07:42
Última Mensagem: Marivaldo
  Quais motos você já teve ? Crodao 134 106,469 19-08-2020, 15:16
Última Mensagem: Márcio850
  Quando você está andando de moto e ouve um barulho estranho.... Gnegraes 8 3,604 27-06-2019, 17:30
Última Mensagem: Reiner
  Pneus 50/50 Vamos falar sobre eles? Rromagnani 21 16,548 08-11-2017, 09:39
Última Mensagem: FAILACE
  Gosta de Areião? Região de Quadra, Guareí e Angatuba é para você... klausk 4 13,635 06-11-2016, 19:05
Última Mensagem: AD-1512
  Duvida 'Rápida" sobre a gs700 Didio 1 2,078 26-10-2016, 11:12
Última Mensagem: Iceman
  Quantas vezes por semana você usa sua moto? Iceman 30 24,273 19-10-2016, 17:14
Última Mensagem: Lauzamar

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)