07-09-2020, 11:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2020, 12:13 por emersoncl.)
O colega já foi bem objetivo na explicação. Depende da situação. Em uma frenagem de emergência, em que você está em deslocamento linear (não está em curva) o freio dianteiro deve ser acionado com maior intensidade. Eu particularmente aperto tudo ao mesmo tempo: 'mato' o motor na embreagem, e vou com mão e pé no freio, tudo ao mesmo tempo. Existe essa proporção de 70/30, mas ninguém tem dinamômetro na mão pra saber disso. Como o Frazão da BMW Experience diz, a frenagem/força que você aplica na manete deve ser progressiva. A partir do momento que a moto transfere a força-peso para frente, você vai aumentando a força na manete. No freio traseiro, eu costumo só pousar o pé em cima do pedal, que já é suficiente e me concentro na mão do freio dianteiro que é o que faz a moto parar de verdade. Mas em situações de curva, quando se entra rápido demais e você começa a abrir a trajetória para fora da curva, o freio traseiro levemente acionado te põe de volta na trajetória, e deve ser evitado ao máximo o uso do freio dianteiro na curva, pois corre o risco da moto sair de frente e você cair. O ideal nessa situação é entrar lento e sair da curva acelerando, ou seja, reduzir antes da curva.