• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida de novato: Freio dianteiro ou traseiro?
O colega já foi bem objetivo na explicação. Depende da situação. Em uma frenagem de emergência, em que você está em deslocamento linear (não está em curva) o freio dianteiro deve ser acionado com maior intensidade. Eu particularmente aperto tudo ao mesmo tempo: 'mato' o motor na embreagem, e vou com mão e pé no freio, tudo ao mesmo tempo. Existe essa proporção de 70/30, mas ninguém tem dinamômetro na mão pra saber disso. Como o Frazão da BMW Experience diz, a frenagem/força que você aplica na manete deve ser progressiva. A partir do momento que a moto transfere a força-peso para frente, você vai aumentando a força na manete. No freio traseiro, eu costumo só pousar o pé em cima do pedal, que já é suficiente e me concentro na mão do freio dianteiro que é o que faz a moto parar de verdade. Mas em situações de curva, quando se entra rápido demais e você começa a abrir a trajetória para fora da curva, o freio traseiro levemente acionado te põe de volta na trajetória, e deve ser evitado ao máximo o uso do freio dianteiro na curva, pois corre o risco da moto sair de frente e você cair. O ideal nessa situação é entrar lento e sair da curva acelerando, ou seja, reduzir antes da curva.
  Responder

Mensagem neste Tópico
Dúvida de novato: Freio dianteiro ou traseiro? - por emersoncl - 07-09-2020, 11:58

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  GS310 - Manete de Freio xlDoug 8 4,403 03-05-2021, 16:42
Última Mensagem: luiz baum
  Opções de pastilhas de freio emersoncl 7 5,866 04-04-2021, 23:20
Última Mensagem: emersoncl
  Recall das pinças de freio Marcius 3 3,947 23-12-2020, 21:54
Última Mensagem: Gnegraes

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)