14-09-2020, 10:00
luiz baum Escreveu:Fiquei alguns anos sem ter moto e minhas experiências com correntes são do tempo em que ainda não havia a tecnologia de retentor e lubrificação permanente.
Portanto a necessidade de ajustar a folga da corrente era frequente, assim como o desgaste do conjunto coroa/pinhão era alto.
Coloquei uma corrente Regina na minha G650gs 2010 junto com coroa e pinhão JT.
Maravilha!!!
O conjunto já rodou 40 mil km e está como novo.
Dentes com pouco desgaste considerando o que já rodou.
Não ando na terra, não lavo frequentemente a corrente, uso lubrificante spray Mobil e sou suave na tocada.
Quero bater os 50 mil km com esta transmissão.
Cheguei numa conclusão bem simples:
O que desgasta os dentes de coroa e pinhão é uma corrente ruim...aquela que exige constantes ajustes para manter a folga recomendada.
Muda a distância entre os elos.
E essa diferença causa desgaste dos dentes toda vez que a corrente "entra" e "sai" das engrenagens.
Uma corrente que não "estica" não provoca esse escorregamento nos dentes.
Portanto o desgaste das engrenagens é muito menor.
Eu bem que compraria essa corrente milagrosa na próxima troca.
Luiz Baum
Luiz,
O que causa o desgaste em correntes de rolo e engrenagens do par coroa-pinhão é uma mistura do lubrificante com poeira.
É uma mistura bastante abrasiva, que come os rolos da corrente e as engrenagens.
Pelo artigo, a corrente é revestida com material extremamente duro, o que deve preservar a corrente com o uso. Talvez o par de engrenagens dure mais pois não se formará a pasta abrasiva de lubrificante e poeira.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...