14-09-2020, 19:52
Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste.
Acho que eu não expressei direito o que pensei.
Imagine a situacao:
Mesma moto
Mesmo conjunto coroa/pinhão
Mesmo piloto
Mesmo uso
Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor.
Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente.
Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado.
Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo.
E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar.
É aí que quero chegar.
Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste.
A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens.
Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada.
Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito.
Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão.
Luiz Baum
Acho que eu não expressei direito o que pensei.
Imagine a situacao:
Mesma moto
Mesmo conjunto coroa/pinhão
Mesmo piloto
Mesmo uso
Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor.
Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente.
Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado.
Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo.
E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar.
É aí que quero chegar.
Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste.
A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens.
Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada.
Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito.
Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão.
Luiz Baum