15-09-2020, 08:43
luiz baum Escreveu:Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste.
Acho que eu não expressei direito o que pensei.
Imagine a situacao:
Mesma moto
Mesmo conjunto coroa/pinhão
Mesmo piloto
Mesmo uso
Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor.
Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente.
Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado.
Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo.
E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar.
É aí que quero chegar.
Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste.
A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens.
Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada.
Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito.
Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão.
Luiz Baum
Teu entendimento está correto ao meu ver.
A pasta abrasiva óleo-poeira começa por desgastar os rolos e os dentes das engrenagens, começando o processo de alteração do passo que por sua vez aumenta todo o problema....
O conceito desta nova corrente da BMW M Endurance é o revestimento extremamente duro que impede o desgaste nas superfícies externas, uma bucha interna (Hülse) do mesmo material na região do pino (Bolzen), aliado a retentores (Dichtung) adequados para manter o lubrificante dentro do alojamento do pino.
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Esse material é o ta-C, um Carbono amorfo tetraédrico, conforme texto da revista:
"... Esse enorme ganho de performance foi possível com a utilização de um novo material de revestimento para os rolos: carbono amorfo tetraédrico ta-C, também conhecido como diamante industrial. Este revestimento é caracterizado por sua extrema dureza e resistência e está posicionado entre o conhecido revestimento DLC (Diamond Like Carbon) e o diamante puro. Em contraste com as superfícies de metal usadas anteriormente, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento também oferece um coeficiente de atrito drasticamente reduzido."
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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