• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nova Corrente livre de manutenção
#9
luiz baum Escreveu:Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste.

Acho que eu não expressei direito o que pensei.

Imagine a situacao:
Mesma moto
Mesmo conjunto coroa/pinhão
Mesmo piloto
Mesmo uso
Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor.
Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente.

Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado.
Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo.
E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar.
É aí que quero chegar.
Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste.

A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens.

Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada.

Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito.

Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão.

Luiz Baum


Teu entendimento está correto ao meu ver.

A pasta abrasiva óleo-poeira começa por desgastar os rolos e os dentes das engrenagens, começando o processo de alteração do passo que por sua vez aumenta todo o problema....
O conceito desta nova corrente da BMW M Endurance é o revestimento extremamente duro que impede o desgaste nas superfícies externas, uma bucha interna (Hülse) do mesmo material na região do pino (Bolzen), aliado a retentores (Dichtung) adequados para manter o lubrificante dentro do alojamento do pino.

[ATTACH=CONFIG]10647[/ATTACH]

Esse material é o ta-C, um Carbono amorfo tetraédrico, conforme texto da revista:

"... Esse enorme ganho de performance foi possível com a utilização de um novo material de revestimento para os rolos: carbono amorfo tetraédrico ta-C, também conhecido como diamante industrial. Este revestimento é caracterizado por sua extrema dureza e resistência e está posicionado entre o conhecido revestimento DLC (Diamond Like Carbon) e o diamante puro. Em contraste com as superfícies de metal usadas anteriormente, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento também oferece um coeficiente de atrito drasticamente reduzido."


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   P90397346_highRes_bmw-motorrad-m-endur-291x300.jpg (Tamanho: 17.92 KB / Downloads: 37)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Mensagem neste Tópico
Nova Corrente livre de manutenção - por Gnegraes - 15-09-2020, 08:43

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Corrente Regina Reiner 7 10,646 21-05-2025, 13:09
Última Mensagem: Daniela
  Faça você mesmo a manutenção da sua F800GS Andreitrom 66 117,496 05-04-2025, 01:35
Última Mensagem: FabioTwin
  BMW Motorrad DVD de servico/manutencao 2014 buzios 14 58,348 12-03-2025, 08:39
Última Mensagem: Gnegraes
  F850GSA Barulho corrente x kit correia Abreu 0 1,712 15-06-2022, 09:27
Última Mensagem: Abreu
  Lubrificante de corrente de rolos Gnegraes 1 1,401 25-07-2021, 23:37
Última Mensagem: EvertonM
  Corrente batendo Fds Brasil 3 3,833 26-02-2021, 13:42
Última Mensagem: luiz baum
  Manutenção dos Freios wakapp 15 18,637 01-09-2019, 17:45
Última Mensagem: DSMFOO
  Lubrificador automatico de corrente buzios 13 25,007 08-06-2017, 14:54
Última Mensagem: Esmael
  Afinal, como é que se estica a corrente da moto? MarcioT 11 26,300 23-01-2017, 14:49
Última Mensagem: Mpolatti
  Manutenção da bateria da F800 GS fmfonsec 31 24,427 09-11-2016, 22:54
Última Mensagem: sal silva

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: