22-09-2020, 09:15
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-09-2020, 09:18 por Gnegraes.)
Marcelo DC Escreveu:Vou colocar algumas coisas que percebo no tema, sem valor científico:
A tex e a St1200 possui uma balança fixa onde não existe e o braço oscilante é inteiriço, e não possui a segunda articulação que existe na bmw.
St1200
Tex1200
A bmw possui o chamado Paralever. O cardã passa por dentro da suspensão que oscila em duas partes, sanfonando frequentemente a coifa, o que não acontece com a Tex e St1200, que possui uma suspensão e balança fixa e mais tradicional.
Repare que o ponto de apoio da suspensão com a transmissão traseira junto a roda está abaixo do eixo imaginário central da roda traseira (não é um eixo ).
A ideia é ter uma componente de forças que mantenha a roda traseira sempre em contato com o chão, minimizando por exemplo o efeito “quiquar” da roda e mantendo o centro de gravidade sempre o mais baixo possível.
Com isso, temos o sanfonar da coifa, e naturalmente ocorre um desgaste maior que os sistemas da Yamaha e Triumph. Para efeito de comparação, a coifa da Tex para reposição, que não possui essa função de sanfonar, custa em torno de 30 reais no Brasil, segundo o Fabinho Motos que fez um video a respeito. A bmw se não me engano custa por volta de 600 reais. Na Super Teneré, é até difícil ver se existe alguma coisa ou conexão de borracha no cardã.
[video=youtube_share;MHSvlgA192Q]http://youtu.be/MHSvlgA192Q[/video]
Evidentemente, isso não justifica os problemas apresentados com alguns colegas. A manutenção do cardã é considerada fácil e relativamente barata e uma vistoria em cada revisão resolveria o problema dos que usam a moto.
Aqui dá para perceber o “sanfonamento” da coifa.
[video=youtube_share;dRtcr0Re-L0]http://youtu.be/dRtcr0Re-L0[/video]
Obs: tivemos problemas em lançar o link do youtube. Se a colocamos funcionando no Tapatalk, não funciona no Navegador. Se fazemos o inverso, não funciona no Tapatalk. Então editei e coloquei o vinculo normal do youtube. Parece estar funcionando agora.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Marcelo et caterva,
O sistema da 1a. foto da Triumph é, para dizer o mínimo, obsoleto.
Foi introduzido pela BMW em 1980 na 1a geração das GSs.
Na 2a. foto já é mostrado um sistema de paralelogramo, na Tex 1200.
A foto mostra claramente que há o braço superior.
O texto abaixo deve ilustrar bem os avanços das suspensões nos últimos anos, onde a BMW foi sempre inovadora:
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwH81Mw...w?e=u9N8VO
As mudanças e avanços tornaram a dirigibilidade / ciclística muito melhor e mais segura. Pelo menos nas BMWs.
There is no free lunch....
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...