30-09-2020, 14:26
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2020, 13:43 por Gnegraes.)
Marcelo DC Escreveu:Tenho uma 17 igual a sua Mapamotos. É o Mesmo cambio da sua que foi atualizado em 2017. A minha não dá tranco usando a embreagem, somente nas marchas baixas com o quickshift. Por sinal, acho o cambio bem macio.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Geralmente câmbio dá tranco quando a troca de marcha se dá em alto giro do motor.
Os anéis sincronizadores funcionam mas não fazem milagre, já que eles realizam o acoplamento entre um eixo e uma engrenagem com rotações muito diferentes entre sí. Raramente se ouve ou se sente um tranco na troca de marcha a baixas rotações. A embreagem quando debreada devagar ajuda também nesse processo.
Simplificando, vale lembrar que todos os pares de engrenagens da caixa de câmbio estão permanentemente acoplados, o par selecionado pelo trambulador faz com que um anel de sincronismo acople uma engrenagem do par a um eixo.
O Marcelo sente um tranco nas marchas baixas usando o quickshift por que as marchas baixas são as de maiores torques = maiores forças e o quickshift pode ser comparado a uma embreagem "digital" tudo ou nada. Já a embreagem manual se dá de forma gradativa e pode ser modulada pela mão ao ser debreada.
Para os interessados em mecânica, abaixo vai o esquema de um câmbio de uma R1150GS, que pouco difere dos outros câmbios BMW, mas ilustra bem:
[ATTACH=CONFIG]10662[/ATTACH]
Os garfos seletores na cor azul movimentam os pares de sincronizadores ao longo dos eixos: B-G e D-K são sincronizadores puros, C-H e C-J são engrenagens que também tem a função de sincronismo.
O desenho mostra o câmbio no Neutro. Para identificar as marchas veja os números na pare de baixo do esquema.
Os pares de engrenagens A-F (2a), B-G (6a), C-H (4a), C-J (3a), D-K (5a) e E-L (1a) identificam as marchas.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...