20-11-2020, 07:39
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-11-2020, 07:50 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Chegou o momento de eu explicitar minha ignorância ampla, geral e irrestrita acerca do assunto: se os estriados nas duas pontas não têm movimento, para que serve sua lubrificação ? E se eles "colarem", qual o efeito prático disso, tendo em vista que esse acomplamento é "imexível" ?
Se assim o é - e concordando com o que o Guilherme disse anteriormente - de fato não seria necessário desmontar o cardã somente para fazer essa lubrificação.
Everton,
O eixo de transmissão não é "imexível" como você afirmou, existem muitos casos de necessidade de desmontá-lo para permitir acessar outras partes, como por exemplo fazer qualquer manutenção no câmbio ou fazer qualquer manutenção na caixa de engrenagens cônicas da roda traseira. Agora desmontar o eixo só para olhá-lo, já que não requer nenhum manutenção preventiva/rotineira de lubrificação, não faz sentido.
O eixo estriado se encaixa na fêmea estriada da junta cardan com alguma interferência (em mecânica significa que entra justo e em alguns casos sob pressão) para que se mantenha na posição correta e não se mova.
Existe um fenômeno no qual duas superfícies metálicas em contato por longo tempo tendem a se colar.
Este tipo de graxa com pó de cobre finamente moído impede que as superfícies se adiram de forma extrema, dificultando a desmontagem. Não se trata neste caso de um lubrificante para evitar atrito, mas é o "transporte" do pó de cobre para as superfícies de contato dos estriados.
Veja na figura abaixo como se solta a junta cardan do eixo da câmbio:
[ATTACH=CONFIG]10714[/ATTACH]
Este tipo de graxa é recomendado nos manuais da BMW para ser usado também nos encaixes tipo ponta-bolsa das partes que compõe os escapamentos, que além de estarem em contato sob pressão da abraçadeira, ainda tem o fator da alta temperatura para ajudar na "colagem" das superfícies.
Há fabricantes (Porsche p/ex.) que orientam passar um pouco deste tipo de graxa nas roscas de velas de ignição, para evitar que se "soldem" ao cabeçote.
É mais comum do que se imagina quebrar uma vela de ignição ao tentar desenroscar, já aconteceu comigo um par de vezes.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...