21-11-2020, 13:39
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-11-2020, 13:49 por EvertonM.)
Já pedindo desculpas por qualquer bobagem que vou dizer, intrigou-me o texto do link abaixo, principalmente o trecho:
"As forças cinéticas do paralever são tais que não ocorrem alterações no comprimento, nem é necessária qualquer peça de deslocamento."
Aparentemente o texto é de 2016 (informação no final da página).
Então... se não há alteração no comprimento e inexiste peça de deslocamento, o movimento possível é somente o das cruzetas, para cima e para baixo (não sei qual o nome técnico para esse movimento, mas é o que acompanha o movimento da suspensão).
Com isso, imagino que a "soldagem por oxidação" das pontas estriadas traria problema apenas numa eventual necessidade de desmontagem para manutenção de outra parte (câmbio, por exemplo). Mas, se essa premissa estiver correta, não seria tão crítica a falta de lubrificação.
https://www.bmw-motorrad.com.br/pt/exper...ardan.html
PS: estou tentando entender sobre o cardã e sua lubrificação faz algum tempo, pois ainda me falta informação técnica que demonstre a real necessidade ou não. Se fosse imprescindível, acredito que a própria BMW incluiria essa manutenção na revisão (e nos cobraria mais dindin). Mecânicos conceituados afirmam a importância da lubrificação, mas - com a devida vênia - parece-me que há certo conflito de interesse nessa defesa.
"As forças cinéticas do paralever são tais que não ocorrem alterações no comprimento, nem é necessária qualquer peça de deslocamento."
Aparentemente o texto é de 2016 (informação no final da página).
Então... se não há alteração no comprimento e inexiste peça de deslocamento, o movimento possível é somente o das cruzetas, para cima e para baixo (não sei qual o nome técnico para esse movimento, mas é o que acompanha o movimento da suspensão).
Com isso, imagino que a "soldagem por oxidação" das pontas estriadas traria problema apenas numa eventual necessidade de desmontagem para manutenção de outra parte (câmbio, por exemplo). Mas, se essa premissa estiver correta, não seria tão crítica a falta de lubrificação.
https://www.bmw-motorrad.com.br/pt/exper...ardan.html
PS: estou tentando entender sobre o cardã e sua lubrificação faz algum tempo, pois ainda me falta informação técnica que demonstre a real necessidade ou não. Se fosse imprescindível, acredito que a própria BMW incluiria essa manutenção na revisão (e nos cobraria mais dindin). Mecânicos conceituados afirmam a importância da lubrificação, mas - com a devida vênia - parece-me que há certo conflito de interesse nessa defesa.