• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Prevenção da quebra da engrenagem da bomba de óleo
#4
rodpcastro Escreveu:Não sei se alguém aqui já teve esse problema, mas tem aparecido vídeos na internet relatando quebras e até motor fundido em consequência.

Ao meu ver ainda falta melhor entendimento das verdadeiras causas, mas acho que dá para tomar algumas medidas de prevenção. É do que eu falo neste vídeo.

https://youtu.be/Z9jRx495zF0

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Rodrigo,

A referência de medição de viscosidade dinâmica @ 100 graus C vem historicamente do fato que os copos de medição de viscosidade dinâmica possuem camisas de aquecimento para equalizar e manter a temperatura do óleo durante o ensaio. A temperatura de 100 graus C é fácil de se obter e manter. Hoje os viscosímetros modernos possuem eletrônica embarcada, alguns medem com precisão extrema a corrente que circula no motor elétrico que aciona um pequeno hélice que agita o fluido em teste. Copos encamisados com bicos de saída calibrados e cronômetro para medição do tempo de esvaziamento do copo são quase que coisas do passado.

A temperatura média do óleo no cárter ao ser succionado pela bomba de óleo de lubrificação é em torno de 180 graus C, isso na maioria dos motores 4 tempos de motos e de autos também.
Nesta temperatura a viscosidade dinâmica de vários óleos de motor classificação SAE com diferentes faixas de uso é praticamente a mesma, já que as diferenças de estabilidade de viscosidade de partida a frio e temperaturas ambientes elevadas se referem especificamente a estes parâmetros.

Após a partida e atingida a temperatura normal de funcionamento, todos os óleos de comportam praticamente na mesma viscosidade, que é o que interessa no funcionamento do motor e garante a manutenção de espessuras de filmes de óleo nas áreas em atrito dinâmico.
Casos extremos como por exemplo trafegar sob muito frio é solucionado com a válvula termostática que ajusta a vazão de óleo ao radiador de óleo, evitando que se resfrie em demasia e sua viscosidade aumente excessivamente.

Quando esse assunto veio à baila aqui, busquei nos dois sites alemães que faço parte saber se lá esse é um problema "congênito" deste motor. Quase não há referências/reclamações disso na Alemanha. Os motores são os mesmos, fabricados no mesmo local e com as mesmas peças e partes. Os combustíveis aqui e lá, se observadas as orientações de manual, são os mesmos.
Em minha opinião, e que coincide com as tuas observações, a diferença básica entre lá e aqui vem da nossa cultura local referente à manutenção. Pouca atenção na manutenção preventiva, uso de óleos diferentes da especificação de fábrica, negligência na frequência de troca, não observância na troca de todos os itens previstos (óleo + filtro), etc. E também na característica pessoal de pilotar, que tem papel fundamental na vida do motor.

Indaguei no site Power.boxer por que este par de engrenagens é de material plástico ao invés de ser em aço. Ninguém soube informar uma razão justificável.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Mensagem neste Tópico
Prevenção da quebra da engrenagem da bomba de óleo - por Gnegraes - 06-12-2020, 21:37

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Bomba d'Água GS800 - Vazando Ivan Luis 16 19,754 13-06-2023, 09:12
Última Mensagem: Gnegraes
  Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles CARLOS-BSB 257 394,662 10-03-2023, 15:12
Última Mensagem: adriel
  Filtro de óleo Gnegraes 23 7,953 24-03-2021, 09:15
Última Mensagem: Gnegraes
  Quebra do pedal de mudança de marcha - BMW F 750 GS Kesler 1 1,440 23-02-2021, 09:06
Última Mensagem: Reiner
  Óleo suspensão G650GS Alceu Ivo 6 5,251 29-12-2020, 14:37
Última Mensagem: Gnegraes
  Oleo lubrificante de motor correto para F800GS Rafael Vig 16 51,531 11-12-2020, 21:06
Última Mensagem: guirpm
  Bmw f800gs problema crônico engrenagem bomda de oleo [dica] michell87 11 15,864 08-06-2020, 08:39
Última Mensagem: Gnegraes
  Pequeno vazamento de óleo junta cabeçote rafael c 12 9,340 24-07-2019, 09:45
Última Mensagem: rafael c
  Troca de Óleo F800GS - Anel de vedação jjcmaciel 24 41,459 05-07-2019, 13:39
Última Mensagem: charles800
  Solução da BMW para o vazamento na bomba d'agua rodpcastro 0 2,065 23-03-2019, 15:00
Última Mensagem: rodpcastro

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)