28-03-2021, 19:15
Gnegraes Escreveu:O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são doisÉ apenas uma constatação do que ocorre na minha moto, pois as velas aparentemente estão parecidas, as do meio do cilindro estão mais escuras a porcelana e com teste com megometro na tensão de 5k tem realmente menor resistência de isolação, enquanto as da cabeça de cilindro tem leitura infinita( estão boas) as do meio tem valor de resistencia, não lembro o valor, mas não é infinito. Se puser num centelhador vai ter fuga de corrente na porcelana.
- melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
- com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.
Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.
Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.
Eraldo Telles
Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk