29-03-2021, 11:07
Eraldo Tel Escreveu:É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.
Eraldo Telles
Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
Eraldo,
As velas de ignição no sistema TS centelham exatamente no mesmo momento, não há centelhamento de pré-ignição, até por que é altamente indesejável.
Outro ponto importante: a dissipação de calor que a vela recebe da combustão na câmara é transferida para o bloco do cabeçote através da parte metálica roscada e não para a cerâmica externa da vela. Ambas as velas recebem a mesma quantidade de calor.
O grau térmico de ambas as velas, no caso TS, é o mesmo grau 8. Todos os motores 1200cc e 1250cc das GSs usam o mesmo grau térmico 8.
Normalmente a porcelana externa trinca ou quebra por ter sido apertada / desapertada com a chave desalinhada com o eixo da vela.
A graxa Optimoly TA Castrol (BMW tem Part number para ela) que contém cobre emulsionado, pode ser usada na rosca das velas, facilita o aperto no torque correto e facilita sua retirada na troca.
Motores Porsche tem essa recomendação, não sei por que a BMW também não o faz. BMW Motorrad recomenda o uso só nos eixos estriados das juntas cardã do eixo de transmissão e nas emendas ponta e bolsa do sistema de escape. Evita que colem um parte na outra.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...