30-03-2021, 18:20
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-03-2021, 18:34 por alexandrej.)
Marcelo DC Escreveu:Pessoal, minha R1200 2017 está chegando aos 90000km com muita saúde. Praticamente não tive qualquer problema com ela nesses 3 anos e meio que temho ela. No entanto, esse é um assunto polêmico no meio motociclistico, já que as motos se descalorizam, ficam mais difíceis de vender e tem também a manutenção. Então aproveitei e coloquei o tópico aqui pois há vários assuntos sobre ele, por exemplo: 1 - a moto vai continuar confiável para longas viagens? 2 - existe km ideal para trocar/tempo ideal para trocar? 3 - compensa a manutenção de motos mais rodadas? Etc ....Na minha opiniao, uma moto no estilo bigtrail de 1000 ou mais cc, o aspecto emocional sempre imperará sobre o racional, seja na compra, seja na venda. Nem pensando no aspecto de trocar o carro pela moto para economizar no gasto com combustível eu acho vantajoso já q existem carros 1.0 turbo no mercado altamente econômicos e mais baratos.
O que vcs acham sobre essas motos? Minha presunção e foco são as motos rodadas mas com hoa manutenção.
Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Isto posto o cara sempre irá perder dinheiro, na compra, na venda e na manutenção. Se não quiser passar por isso, melhor nem comprar uma bigtrail.
Pensando entretanto em reduzir as perdas, a minha opinião, vai pela manutenção da moto com você por muitos km, não menos q algumas unidade de seis dígitos. Quando começar dar problemas que são realmente difíceis e caros de lidar, vende para alguém q entende com um desagio q é inevitável a qualquer usado - ao menos nesse caso de diluídos o desagio pelo número de km, cada real perdido será em prol de um km maior - sendo este o critério de escolha com melhor relação custo X benefício.
Como estaremos muito tempo com a moto, vamoa juntando uma certa quantia todo mês na poupança ou qualquer investimento de médio prazo, para, quando for vender a moto após alguns anos (calculo uns 10 anos, rodando uns 20 a 40 mil por ano), ter um bom capital para comprar uma moto nova sem financiar. Ai, não estaremos tão refém do valor venal do bem antigo. Entendo que mantendo a moto por muitos anos e dessa forma poder juntar dinheiro para comprar uma nova sem pagar juros de financiamento e/ou negociando descontos é uma dinâmica que contribui para reduzir perdas, o que eu não conseguiria se fosse trocar de moto de 2 em 2 anos financiando parte do pagamento, ainda q perdendo "menos" dinheiro na venda.
Por fim, essas motos em testes e usos mais extremos, mantém boa qualidade de rodagem com mais de 1 milhão de km. Portanto, não penso q o aspecto da confiabilidade, mediante boa manutenção, seja um problema.
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk