30-05-2021, 08:12
EvertonM Escreveu:Aproveitando para compartilhar a experiência.
Eu e um amigo fizemos uma viagem de 1900 km (GO, MG, MS e SP). Quando paramos na divisa de MG e MS, a GS 1200 (2017) dele não quis dar partida. Girava, mas não pegava.
A primeira suposição foi gasolina, pois ele sempre usou comum e, no último abastecimento, o posto só tinha aditivada - poderia ter soltado alguma sujeira ou algo assim.
Colocamos mais gasolina comum e não resolveu. Levamos para a cidade mais próxima e uma oficina de motos (não especializada) tentou ajudar.
Para resumir os procedimentos, fizemos a retirada da bateria e colocamos uma de 10 A apenas para testar - deu partida normal. Como não havia bateria de 12 A na cidade e tinha sido dada uma pequena carga na bateria "original", recolocamos ela e funcionou tudo ok.
Conclusão: ainda não sabemos o que ocorreu. Algumas possibilidades, além da questão da gasolina:
1) a retirada da bateria pode ter resetado a ECU e/ou sensores e voltaram ao status normal.
2) problema no sensor de descanso, agravado pela gasolina. A moto dele vinha apresentando algum problema nesse sensor. Mas fizemos todos os "procedimentos" para resolver o mau contato do descanso e o problema persistiu.
Após tudo isso, a moto está funcionando normalmente. Concluímos a viagem sem qualquer outro imprevisto.
Algum palpite do que pode ser ?
Everton,
Meus palpites:
- dificilmente acho que foi gasolina. A comum tem apenas octanagem ruim, refletindo no baixo desempenho e a médio longo prazo na carbonização de cabeças de pistão e sede de válvulas.
- a retirada da bateria (= falta de energia) não reseta sensores e parâmetros. Estes só se modificam com alterações via scanner.
- me parece ter sido um problema de baixa carga na bateria.
- pode ter a ver com o sensor do descanso lateral.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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