06-07-2021, 08:08
Eraldo Tel Escreveu:Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.
Eraldo Telles
Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
Eraldo,
Só um comentário: não existe vela de ignição com função de pré queima.
Todo os motores dotados de 2 velas, conhecidos pela sigla TS - Twin Sparks, recebem corrente elétrica exatamente ao mesmo tempo.
O objetivo de se ter duas velas é aumentar a performance da queima na câmara de combustão. No passado motores de competição 2 tempos também usavam duas para tentar evitar o conhecido encharcamento de vela e apagar o cilindro (óleo), se uma encharcava a outra ainda seguia funcionando. Muito comum nos motores de motos para cross.
O ponto de ignição é muitíssimo importante no desempenho do motor e em um momento angular do virabrequim muito preciso. Ter dois "momentos" diferentes na ignição não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha e piora o desempenho da queima.
Devido à velocidade da reação química de queima do combustível (tecnicamente é uma reação de oxidação exotérmica), a ignição se dá sempre um pouco antes o PMS (ponto morto superior) para que enquanto o pistão completa seu curso até o PMS e tenha a máxima compressão disponível, a combustão se espalhe por toda a câmara de combustão e inicie o processo de expansão volumétrica pelo aumento de pressão.
Adiantar o ponto de ignição provoca a conhecida "batida de pino" que é a pré detonação. Atrasar o ponto de ignição perde-se potência por perder parte da pressão na câmara de combustão e ter uma queima incompleta.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...