28-11-2021, 10:49
Possenti Escreveu:Olá Guilherme...referente aos seus pontos mencionados:
1) a união entre as partes que você menciona "grossa e fina" é com vulcanização. Não há união metálica entre estas duas partes.
2) Evidentemente que você tem razão, pois não entendeu o que eu quis dizer. O cardã tem a função de transmitir movimento e seus "derivados (torque, etc) para algum outro ponto em que não esteja alinhado. Quando me referi do monobraço da bmw, que surgiu com a série GS, o drive ficou desalinhado em relação a saída do câmbio. Mais agressivo ainda, nas k25 em diante (1200 a ar).
3)Não tenho dúvida de que você gosta do assunto, e de nenhuma forma quero criar discussão no sentido negativo...O fato é que algo está errado. Ontem mesmo abri uma k51 2020 com 8mil km com o cardã brilhando. Ao inspecionar minuciosamente, constatei que a graxa está sendo expulsa, conforme poderemos ver nas fotos que postarei na sequência.
Posso estar enganado sim, mas a partir dos anos 2016/17 a qualidade e durabilidade do cardã tem diminuído...Acompanho aqui na minha região 58 motos, cuidando de maneira como se fosse minha. Já tivemos casos de troca de cardã mesmo com todo zelo que a moto mereceu...
Desta forma, a recomendação que posso dar é mantenham em dia a inspeção da moto e ao perceber pequenos calos já na articulação do cardã, CUIDADO...ele já está entrando na fase de "Lubrificação Insuficiente"
Olá Possenti,
Vamos lá:
1) Continuo sem entender. Você mencionou... "O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que...".
Acoplamento vulcanizado??? O único material que pode ser vulcanizado é a borracha. O que existe são 2 coifas de borracha nas articulações da balança monobraço.
3) Reafirmando o que escreví: nos 2 sites alemães que participo, não há menções de problemas de qualidade nos eixos cardans de modelos BMW que o utilizam.
Apenas poucas citações e que face o enorme número de participantes nestes fóruns com todos os modelos e anos de fabricação, pode-se dizer que são falhas pontuais e normais em todos os tipos de veículos. Num deles há 55.800 participantes, universo para lá de amplo sob a óptica de estatísticas...
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...