27-11-2021, 09:21
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-11-2021, 09:35 por Gnegraes.)
Possenti Escreveu:Olá pessoal...
Existe movimentação no sentido longitudinal em todos os cardãs das BMW, seja ela k25 ou k50/k51. A junção superior praticamente não se movimenta, pois existe um anel elástico interno que o mantém firme junto ao entalhado da câmbio. O movimento mais acentuado é na junção inferior...É lógico que este movimento é mínimo, na ordem de milímetros.
O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que os trancos de arrancada sejam transmitidos as junções (sobretudo as cruzetas) e balanceamento. A movimentação dele é também mínima, porém em sentido RADIAL. Cerca de 2 a 3 graus no seu giro quando o torque é elevado.
Já tivemos 2 casos de cardãs de k25 que, por conta de sua longevidade e/ou lavagem com produto químico, a vulcanização soltou e aí o cardã gira em falso...Neste caso, não há solução. A partir destes 2 casos, adotamos sempre testes de torção em todos os cardãs que recuperamos.
A graxa para as junções é para garantir que não haja nenhum processo que impeça sua movimentação(junção inferior), além de auxiliar como anti-corrosão.
Para quem não entende bem o funcionamento do cardã na moto, é muito simples: (i) Não podemos utilizar um eixo reto e rígido, pois a moto é monobraço (sem balça traseira. A ST possui balança e usa um eixo rígido até a junção superior); (ii) articular transmitindo torque para a roda (articulação mais agressiva é na junção superior (chega até 25 graus) e levemente na junção inferior); Basta colocar a moto no cavalete e olhar pelo lado esquerdo e depois pela traseira a uma certa distância...Facilmente verão que o cardã é exigido nos 2 pontos, sendo o mais crítico na junção superior, como mencionado.
Minha singela contribuição a esta discussão...
Olá Possenti,
Coisas que não consegui visualizar / entender:
1- O que você entende por "acoplamento vulvanizado"? Quais são "as duas partes (grossa e fina)" ?
2- Outra observação: o funcionamento do eixo cardan independe se a suspensão é monobraço ou de 2 braços.
Eixos cardan foram utilizados por décadas em diferentes motos, a primeira delas ainda no século XIX.
A BMW não inventou o eixo cardan para motos, mas sim a balança monobraço lançada na linha GS em 1980. Todas as transmissões desde 1923 foram com eixo cardan nos motores boxer e depois na família K.
3- faço parte de dois grandes Fóruns de BMWs na Alemanha, um deles neste momento estava com mais de 1500 usuários online. Lá não se mencionam problemas com eixo cardan, só pontualmente.
Com certeza isso vem da cultura na Europa de inspecionar rotineiramente e fazer manutenção adequada nas motos.
Ou é isso, ou a BMW usa cardans e coifas de borracha de terceira qualidade para exportar para o Brasil.... Já que são montadas na mesma fábrica, precisam prestar atenção na seleção para separar peças boas para o mundo e peças para o Brasil.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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