22-11-2021, 20:36
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-11-2021, 16:14 por Gnegraes.)
Para quem quiser fazer a conversão de Sensor de Fita para Sensor tipo Boia nos modelos GS e GSA até 2010, segue a receita:
- retirar o sensor tipo fita.
- instalar boia de combustível part number 16 14 8568 699 para as GSs, 16 14 8554 065 para as GSAs (verifique o part number da tua moto com o teu VIN no CC).
[ATTACH=CONFIG]11044[/ATTACH]
A diferença é: nas GS a boia se instala no copo de combustível, nas GSAs se instala na bomba de combustível.
No circuito abaixo, se vê as ligações na ZFE tanto para o sensor de fita (Fuel Level Sensor - Film Type) como para o sensor de boia (Fuel Level Sensor - Lever Type).
[ATTACH=CONFIG]11045[/ATTACH]
- remova os pinos cegos dos bornes 21 e 37.
- para que a ZFE seja capaz de ler o novo sensor, você precisa trocar os pinos no conector principal, pino 34 (verde com traço vermelho) e 35 (marrom com traço azul) que devem ser movidos para as posições 21 e 37 no conector ZFE.
- instale os pinos cegos nos bornes 34 e 35 para que não entrem vapores / umidade no conector da ZFE.
Feita a parte de hardware, agora resta reprogramar a ZFE para enxergar o novo sensor de nível. Para isso é necessário usar o scanner BMW ou o Moto Scan App with OBD linkLx que o colega inglês usa.
>>>> Já entrei em contato com a HexCode sugerindo a implementação destas configurações no módulo ZFE do scanner GS-911.
Na seção ZFE, entrar em Service e alterar duas funções:
- a função que está em Capacitive (sensor de fita), mudar para Potenciometer (sensor tipo boia).
- a função Inductive Fuel Sensor que está Activated, alterar para Deactivated.
Esta Conversão foi divulgada em site inglês UKGSer.com para BMWs no link "Fuel strip to float conversion complete guide. (ukgser.com)". Copie e cole no seu navegador para entrar na página.
Sugiro que quem não estiver familiarizado com o serviço e não possuir scanner GS-911, que procure oficina gabaritada para fazer a conversão.
- retirar o sensor tipo fita.
- instalar boia de combustível part number 16 14 8568 699 para as GSs, 16 14 8554 065 para as GSAs (verifique o part number da tua moto com o teu VIN no CC).
[ATTACH=CONFIG]11044[/ATTACH]
A diferença é: nas GS a boia se instala no copo de combustível, nas GSAs se instala na bomba de combustível.
No circuito abaixo, se vê as ligações na ZFE tanto para o sensor de fita (Fuel Level Sensor - Film Type) como para o sensor de boia (Fuel Level Sensor - Lever Type).
[ATTACH=CONFIG]11045[/ATTACH]
- remova os pinos cegos dos bornes 21 e 37.
- para que a ZFE seja capaz de ler o novo sensor, você precisa trocar os pinos no conector principal, pino 34 (verde com traço vermelho) e 35 (marrom com traço azul) que devem ser movidos para as posições 21 e 37 no conector ZFE.
- instale os pinos cegos nos bornes 34 e 35 para que não entrem vapores / umidade no conector da ZFE.
Feita a parte de hardware, agora resta reprogramar a ZFE para enxergar o novo sensor de nível. Para isso é necessário usar o scanner BMW ou o Moto Scan App with OBD linkLx que o colega inglês usa.
>>>> Já entrei em contato com a HexCode sugerindo a implementação destas configurações no módulo ZFE do scanner GS-911.
Na seção ZFE, entrar em Service e alterar duas funções:
- a função que está em Capacitive (sensor de fita), mudar para Potenciometer (sensor tipo boia).
- a função Inductive Fuel Sensor que está Activated, alterar para Deactivated.
Esta Conversão foi divulgada em site inglês UKGSer.com para BMWs no link "Fuel strip to float conversion complete guide. (ukgser.com)". Copie e cole no seu navegador para entrar na página.
Sugiro que quem não estiver familiarizado com o serviço e não possuir scanner GS-911, que procure oficina gabaritada para fazer a conversão.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...