01-10-2021, 07:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2021, 08:20 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Então... eu concordo que normalmente a pressão dos pneus é diretamente proporcional à carga do veículo.
Fiquei em dúvida se a suspensão eletrônica compensa algum parâmetro e, por essa razão, não há necessidade de alteração na calibragem.
Todavia, há algumas motos de anos recentes que não têm esse recurso, mas mantém a mesma calibragem.
Vou pesquisar mais.
Everton,
A minha não possui ESA, mas entendo que a diferença entre 1 e 2 capacetes deve em primeiro lugar ser o ajuste da altura da moto, o self-leveling.
Em segundo entendo que com mais carga útil, é preciso endurecer um pouco a suspensão, aumentar a rigidez do conjunto.
A rigidez de uma mola (k), que é sua característica principal, se traduz por força x deslocamento, entendo que no caso de suspensão se trata do peso aplicado ao sistema.
Se você aumenta a carga na moto, poderá em algumas situações atingir o batente de fim de curso, o que não é desejável e nem confortável.
Devemos lembrar que qualquer suspensão de veículo, o conjunto é composto de mola + amortecedor.
Sem amortecedor, quando se aplica uma força a uma mola, ela entra em movimento oscilatório, com atenuação natural deste movimento pela dissipação de energia na deformação do material da mola helicoidal por exemplo. Para diminuir esse fenômeno oscilatório existe o amortecedor, que atenua de maneira controlada o movimento.
[ATTACH=CONFIG]10994[/ATTACH]
onde:
k = rigidez da mola
M = peso próprio do conjunto
B = amortecimento
y = deslocamento
f = força aplicada ao sistema
No nosso caso os amortecedores são hidráulicos e no caso do sistema ESA possuem atuadores (válvulas de ajuste de vazão de oleo, que ajustam o movimento.
Também nos modos de condução há diferenças na rigidez e tempo de resposta do conjunto.
Por exemplo o modo Dinâmico (= esportivo) requer suspensão mais rígida (dura) e tempos de resposta muito rápidos às oscilações.
Já o modo Road pode ter o sistema menos rígido, mais suave e com isso mais confortável.
Como referência, todos os carros de performance importados como Audi, BMW, Mercedes, possuem suspensões extremamente rígidas para ter segurança ao pilotar em altas velocidades.
Só que aqui na terrinha, o piso asfáltico é um dos piores do mundo, o que torna todos esses veículos muito desconfortáveis.
Conheci gente que vendeu seu Audi poucos meses depois da compra por achar o carro uma "merda", muito duro....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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