30-09-2021, 23:45
Não sou eng. mecânico, mas deiza eu dar minha opinião: a pressão dos pneus não deve ser diretamente proporcional à massa bruta do veículo (tara + carga). Considerando que para uma dada massa bruta, ao elevar a pressão, a área de contato dos pneus com o solo diminui, pois são grandezas inversamente proporcionais (P=F/A).
Levando-se em conta que a eficiência da frenagem (ou tração), por exemplo, requer área de contato entre pneu e solo satisfatória (quanto maior a área, melhor), não creio ser recomendável aumentar a pressão por conta do acréscimo do "2° capacete" (passageiro). Veículo mais pesado significa maior dissipação de energia a ser requerida do sistema de frenagem (ou maior tempo necessário pra parar o veículo).
Então, pressão maior só iria dificultar as coisas: mais massa => mantida a pressão pressão constante => maior área de contato => favorece frenagem eficiente
Levando-se em conta que a eficiência da frenagem (ou tração), por exemplo, requer área de contato entre pneu e solo satisfatória (quanto maior a área, melhor), não creio ser recomendável aumentar a pressão por conta do acréscimo do "2° capacete" (passageiro). Veículo mais pesado significa maior dissipação de energia a ser requerida do sistema de frenagem (ou maior tempo necessário pra parar o veículo).
Então, pressão maior só iria dificultar as coisas: mais massa => mantida a pressão pressão constante => maior área de contato => favorece frenagem eficiente