12-11-2021, 08:01
Reiner Escreveu:Everton, vc perguntou ao Roberto, mas, como tenho uma experiência recente vou responder tbem.
Fui à Serra do Corvo Branco mês passado, e ao descer sentido à Urubici, o primeiro trecho é terra com curvas em cotovelos íngremes, tinha chovido e o chão estava bem molhado. Usei o freio motor em primeiríssimo lugar e depois o freio traseiro.....não passei nenhum apuro e achei a condução muito mais tranquila, comparando com a TDM 900, nas mesmas condições. A TDM não tinha ABS....
Em uso normal, mesmo na terra, tem como adaptar o uso à condição. Seria outra forma de medir a capacidade do piloto.
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Reiner, você deve ter usado o freio de modo bem parcimonioso, o que é absolutamente correto.
Se tivesse freado para valer, o ABS teria entrado em ação e você teria sentido na mesma hora o resultado nada agradável.
Controle de tração e embreagem deslizante existem por conta do risco nas reduções violentas de velocidade ao se reduzir marcha no câmbio, sem eles te joga no chão.
O ABS só entra em ação nas freadas fortes e com início de travamento das rodas, o que as faz deslizarem e a possibilidade de tombar é grande.
Se o piso for escorregadio = asfalto com óleo, asfalto muito liso molhado, paralelepípedo seco, paralelepípedo molhado, terra seca batida, etc., a possibilidade das rodas travarem ao frear é certa.
Subidas de serra que tem muitos caminhões, a faixa da direita é um perigo enorme mesmo com tempo seco, devido a presença de óleo impregnado no asfalto. Nota-se claramente na cor do piso por onde os caminhões mais trafegam...
Ao ver que as condições do piso são precárias no tocante a grip, desligo imediatamente o ABS. Sem ele pode-se dosar o quanto se freia e controlar de alguma forma a estabilidade.
Costumo testar de vez em quando o ABS freando forte o freio traseiro em piso de paralelepípedo seco, aciona na mesma hora e somente na roda traseira.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...