06-11-2021, 07:52
Gnegraes Escreveu:Possenti,
Trabalhei na maior fábrica no Brasil, à época, de redutores e acoplamentos industriais.
Graxa para união de acoplamentos é específica para altas pressões e com características diversas de todas as outras.
Pesquise nos fabricantes de lubrificantes e verá a quantidade de graxas diferentes para usos específico.
Se assim não fosse, haveria um único tipo de graxa.
A união de eixos estriados pede uma película fina sobre toda a superfície dos dentes, os machos e os fêmeas, muito pouca graxa para falar a verdade.
A graxa na verdade é o excipiente ou meio de transporte do pó de Cobre finamente moído. O que se deseja na superfície de contato é o Cobre, ele impede a conhecida colagem de eixo.
Não é necessário excesso de graxa neste ponto, portanto não haverá o famoso "espalha merda".
Se houver, o serviço não foi feito corretamente, falta de atenção e/ou falta de conhecimento técnico.
Sim amigo, para cada uso existe um produto adequado com as características para tal...o que quis dizer e que testamos e não notamos nada anormal em utilizarmos a mesma graxa na coifa na junção estriada. O papel dela no conjunto LUVA/EIXO PINHÃO é não deixar que o pequeno atrido do "entra e sai (muito pouco mesmo, menor q 2mm)do pinhão na luva e que a corrosão ataque o local.
O cardã tem2 pontos de esforço que são crônicos: (i) na parte superior quando o braço oscilante é exigido no seu curso máximo;(ii) na parte inferior é permanente, pois o DRIVE é desalinhado ao braço oscilante e a cruzeta está sempre trabalhando em ângulo (para isso que ela serve).
Por isso, sempre recomendamos que ao passar por um obstáculo (quebra mola, por exemplo) onde o curso da suspensão vai ao limite, que seja feito com a embreagem acionada, ou seja, tração solta. Isso não vai exigir da cruzeta...
Tenho aberto cardã das Tiger's e as cruzetas estão todas fadigadas, marcadas nos pontos de esforço mecânico. Motos com 30mil km...A vantagem do sistema inglês é que o cardã é desmontável e existe a saída de água na própria COIFA furada...