05-11-2021, 07:48
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-11-2021, 07:54 por Gnegraes.)
Possenti,
Alguns comentários:
1 - juntas universais também conhecidas como cardã, possuem 2 tipos: lubrificadas e seladas.
Nas lubrificadas existe bico graxeiro para que se faça a lubrificação periódica dos mancais de escorregamento internos.
As seladas possuem vedação de elastômero para manter o lubrificante internamente. Semelhante aos rolamentos blindados.
Passar graxa na parte externa não adianta absolutamente nada. Danos podem ocorrer nas juntas por motivo semelhante ao que se observa nas juntas homocinéticas de veículos de tração dianteira (a maioria dos veículos atualmente). Basta um pequeno dano na superfície para que se inicie a deterioração total da superfície de escorregamento.
2 - eixos estriados
A transmissão de torque através de eixos estriados é bastante comum em máquinas e veículos.
É uma união do tipo acoplamento desmontável e de dimensões reduzidas e as pressões nos dentes dos estriados é muito grande.
O objetivo de se usar graxa com partículas de Cobre é evitar que haja o colamento entre as superfícies dos dentes devido às altas pressões exercidas e sem que haja movimento entre os dentes. O Cobre funciona como lubrificante intersticial e permite a desmontagem com facilidade.
Não conheço a ficha técnica completa da graxa Staburags fabricada pela Klüber da Alemanha.
Esta graxa foi desenvolvida para formar uma película repelente a água, me lembro de ter lido algo que foi desenvolvida a pedidos da BMW para este uso.
Desconheço que possua características lubrificantes e resistência a altas pressões de contato.
3- Selagem da manga de eixo monobraço
As coifas de borracha existem nas extremidades da manga do eixo para permitir que haja movimento angular entre a carcaça do câmbio (AC) / motor (LC) e se impeça a entrada de água e outros sujeiras como barro, pó, areia, etc.
As coifas desde que montadas corretamente, não apresentem fissuras devido a ressecamento da borracha e estejam devidamente lubrificadas/impermeabilizadas na sua superfície interna, cumprem plenamente com o seu objetivo.
Se algo entrar na manga do eixo, alguma coisa falhou ou está errada:
- coifa fora de posição.
- coifa com fissuras por ressecamento
- falta de lubrificação interna com graxa repelente a água.
Fazer furo de dreno é um grande erro, é ignorar qualquer um dos pontos citados acima.
Deve-se procurar onde está a falha e corrigir. Fazer um furo de dreno é assumir que o projeto está errado e manter a falha.....
É o mesmo que tirar o dinheiro de circulação para que o ladrão não o roube, quando o correto é prender o ladrão. O problema não está no dinheiro, está no ladrão...
Alguns comentários:
1 - juntas universais também conhecidas como cardã, possuem 2 tipos: lubrificadas e seladas.
Nas lubrificadas existe bico graxeiro para que se faça a lubrificação periódica dos mancais de escorregamento internos.
As seladas possuem vedação de elastômero para manter o lubrificante internamente. Semelhante aos rolamentos blindados.
Passar graxa na parte externa não adianta absolutamente nada. Danos podem ocorrer nas juntas por motivo semelhante ao que se observa nas juntas homocinéticas de veículos de tração dianteira (a maioria dos veículos atualmente). Basta um pequeno dano na superfície para que se inicie a deterioração total da superfície de escorregamento.
2 - eixos estriados
A transmissão de torque através de eixos estriados é bastante comum em máquinas e veículos.
É uma união do tipo acoplamento desmontável e de dimensões reduzidas e as pressões nos dentes dos estriados é muito grande.
O objetivo de se usar graxa com partículas de Cobre é evitar que haja o colamento entre as superfícies dos dentes devido às altas pressões exercidas e sem que haja movimento entre os dentes. O Cobre funciona como lubrificante intersticial e permite a desmontagem com facilidade.
Não conheço a ficha técnica completa da graxa Staburags fabricada pela Klüber da Alemanha.
Esta graxa foi desenvolvida para formar uma película repelente a água, me lembro de ter lido algo que foi desenvolvida a pedidos da BMW para este uso.
Desconheço que possua características lubrificantes e resistência a altas pressões de contato.
3- Selagem da manga de eixo monobraço
As coifas de borracha existem nas extremidades da manga do eixo para permitir que haja movimento angular entre a carcaça do câmbio (AC) / motor (LC) e se impeça a entrada de água e outros sujeiras como barro, pó, areia, etc.
As coifas desde que montadas corretamente, não apresentem fissuras devido a ressecamento da borracha e estejam devidamente lubrificadas/impermeabilizadas na sua superfície interna, cumprem plenamente com o seu objetivo.
Se algo entrar na manga do eixo, alguma coisa falhou ou está errada:
- coifa fora de posição.
- coifa com fissuras por ressecamento
- falta de lubrificação interna com graxa repelente a água.
Fazer furo de dreno é um grande erro, é ignorar qualquer um dos pontos citados acima.
Deve-se procurar onde está a falha e corrigir. Fazer um furo de dreno é assumir que o projeto está errado e manter a falha.....
É o mesmo que tirar o dinheiro de circulação para que o ladrão não o roube, quando o correto é prender o ladrão. O problema não está no dinheiro, está no ladrão...
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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