16-03-2022, 08:41
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2022, 15:05 por Gnegraes.)
luiz baum Escreveu:Quando o assunto é moto com cardã eu fico atrás da moita atento à conversa.
Não consigo imaginar como uma moto de 100 mil reais pode sair da fábrica com alguns gramas a menos de graxa num componente crítico e caríssimo.
E sobre as graxas especiais que são utilizadas no cardã: lubrificação dos estriados e vedação das coifas...será possível que no universo de fabricantes não há substitutas?
Luiz Baum
Luiz,
Eu não diria que são graxas "especiais"...
O correto é que cada uso pede um lubrificante específico, seja óleo ou graxa.
>>> Mais duas observações interessantes e importantes:
1) a graxa Optimoly TA tem vários usos nas BMWs:
- eixos estriados nas conexões com as juntas cardã = alta pressão
- uniões tipo ponta-bolsa do sistema de escapamento = altas temperaturas
- conexão roscada da Sonda Lambda = altas temperaturas
- semi eixos da balança monobraço
Obs.: a Porsche a usa também nas roscas de velas...
2) Staburags
- eixos das balanças das suspensões traseiras = exposição à água
- barra intermediária do pedal do câmbio = exposição à água
- eixo do pedal do freio traseiro = exposição à água
Para que o assunto não fique apenas nos termos técnicos, um pouco estéril, abaixo alguns exemplos de uso destas duas graxas. Elas também são usadas em vários outros modelos BMW:
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Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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