04-08-2022, 11:22
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-08-2022, 13:11 por Gnegraes.)
All,
Consegui nos sites alemães que faço parte uma cópia do Boletim de Serviço referente ao Cardan e instalação de dreno na balança.
Fiz uma tradução dos trechos interessantes a nós, omiti os trechos referentes a procedimentos administrativos da BMW.
Basicamente são feitas duas operações:
- teste de vibrações: retira-se a roda traseira e instalasse um disco fônico (disco com perfurações) na flange da roda e sensor de rotação.
A balança é mantida suspensa por um gancho entre a carcaça da caixa de redução traseira e o chassis tubular da moto.
É instalado uma ponta no cubo da roda para que o sistema cardan/cruzetas universais gire com auxílio de uma aparafusadeira em diferentes gamas de rotações.
O que depreendo do sistema é que micro variações na rotação dos sistema indicam problemas nos estriados e/ou nas cruzetas universais.
- inspeção visual no estado geral, se há água dentro na balança e no estado dos estriados e verificação de folgas.
- indicam uma nova graxa da Klüber para ser usada nos estriados. Fica muito claro a falha de procedimento na fábrica de não estarem lubrificando os estriados. Se fossem lubrificado, mesmo com entrada de água não se oxidariam pois o encaixe macho-fêmea é justo....
BMW Service Information 0033130000 15.06.2022
[ATTACH=CONFIG]11350[/ATTACH]
Ação de Serviço durante a próxima presença na Oficina
Reforma de Drenagem na Balança e Ensaio do Cardan
R1200GS / 1250GS (K50)
R1200 / 1250GS Adventure (K51)
R1200 / R1250RT (K52) - somente veículos do Governo
Fatos
Ocasionalmente ocorrem danos no eixo cardan, o que prejudica o funcionamento do acionamento.
Em casos individuais, a propulsão pode ser perdida. Vários fatores contribuem para o dano.
Efeitos de corrosão entre outros, desempenham um papel se ocorrerem em pontos funcionalmente relevantes.
Sinais de desgaste causados pelo tempo de funcionamento ou por efeitos climáticos e de cargas dinâmicas específicas também podem causar danos aos componentes.
Esses efeitos podem ser amplificados pelo desenho geométrico do chassi (ângulo de dobra das juntas universais na balança).
As seguintes falhas/defeitos podem ocorrer:
1 - as estrias do eixo cardan ao eixo de saída do câmbio podem corroer, com várias consequências possíveis:
1.1 o eixo cardan enferruja na contraparte. Isso não tem efeitos funcionais imediatos, mas dificulta a execução de trabalhos de reparo ou manutenção.
1.2 maior folga entre os flancos dos dentes. As estrias continuam a se desalinhar ao longo do tempo. Como resultado, em alguns casos, os dentes podem escorregar.
2- Os rolamentos das juntas universais podem ser danificados por influências de fabricação, ambiente ou uso. Como resultado, a concentricidade das juntas universais pode ser prejudicada. No caso de danos graves nos rolamentos ou funcionamento fora do padrão de longo prazo, podem ocorrer danos adicionais nas juntas universais.
Solução na fábrica
Para proteger o eixo cardan, uma série de medidas já foram implementadas desde o início da produção da série atual, por exemplo, para o revestimento da superfície do eixo, a superfície e lubrificação das ranhuras (Klüber LFT 71-402) ou mais recentemente desde o final de 2021 para a drenagem da balança.
[ATTACH=CONFIG]11351[/ATTACH]
A válvula de bico para drenagem da balança se iniciou em série a partir de 24 de outubro de 2021 (modelos GS) e 07 de dezembro de 2021 (outros modelos).
Solução na Oficina
Para os veículos afetados, a ação deve ser realizada durante a próxima visita à oficina.
Uma drenagem deve ser instalada na balança de acordo com as instruções de reparo "00 60 406 Retrofit drenagem da balança".
Dependendo da quilometragem, os seguintes trabalhos devem ser realizados:
A - Veículo com quilometragem < 2.000 km
Nenhum trabalho adicional é necessário.
B - Veículo com quilometragem > 60.000 km
Substitua o eixo de transmissão de acordo com as instruções de reparação "33 73 000 Substituição do veio de transmissão".
C - Todos os outros veículos afetados
Verifique o eixo de transmissão instalado quanto a danos de acordo com as instruções de reparo "33 73 002 - Verifique o eixo de transmissão".
Com este método de teste, a integridade funcional do eixo cardan é verificada quando ele é instalado. A não uniformidade rotacional do flange da roda traseira causada por danos nas juntas universais ou nos estriados é medida. Isso requer um registro de alta resolução da velocidade no flange da roda traseira.
Isso é registrado por uma grande roda sensora (roda fônica) e um sensor e transmitida através do adaptador de medição externo (idêntico à unidade de controle do motor) para o equipamento de teste e diagnóstico, que também verifica durante todo o processo de teste. Para a medição realizada pelo equipamento de teste, o cubo da roda traseira é acionado de maneira definida em várias faixas de velocidade usando-se uma aparafusadeira.
A referente Função de Serviço no ISTA está disponível a partir da versão 4.35.40.
[ATTACH=CONFIG]11352[/ATTACH]
1- Resultado do teste "Defeito no eixo cardan"
Substitua o eixo de transmissão de acordo com "Instruções de reparo 33 73 507 - Substitua o eixo de transmissão durante a inspeção". Atenção especial deve ser dada para garantir que todos os dentes dos estriados sejam lubrificados de forma adequada e cuidadosa (lubrificante Klüber LFT-71-402).
Da mesma forma, a especificação para a conexão aparafusada do Paralever na caixa de engrenagem cônica traseira deve ser fixada corretamente com Loctite.
2- Resultado do teste "Eixo cardan OK" + vazamento de água pelo orifício da válvula do bico de pato.
Ao perfurar a balança para adaptar o dreno, não sai água (ou apenas algumas gotas).
Nenhum trabalho adicional é necessário.
3 - Resultado do teste "Eixo cardan OK + vazamento de água pelo orifício para válvula do bico de pato.
Se, ao perfurar o balancim para a válvula de bico de pato, sair água acumulada no balancim pelo furo, as estrias da frente e traseira também devem ser verificadas se o resultado do teste for "eixo cardan OK".
A troca do eixo cardan (e possivelmente outros componentes) só é permitida nos seguintes casos:
- O estriado está inextricavelmente corroído.
- Os dentes estão desgastados / tem folga significativa (diretamente ou na condição em que ocorreu).
→ Oxidação de superfície pura no eixo cardan ou na superfície das cruzetas universais não tem impacto funcional não dá direito à troca destas peças.
Se o cardan existente for usado novamente, os dentes devem ser cuidadosamente limpos (por exemplo, com uma escova de aço) e todos os dentes devem ser lubrificados adequada e cuidadosamente (lubrificante Klüber LFT-71-402).
[COLOR="#FF0000"]>>>> a partir deste ponto há uma relação de ferramental e seus códigos BMW para serem usados >>>>>>
[/COLOR]
[ATTACH=CONFIG]11353[/ATTACH]
Vista geral do conjunto de ferramentas mecânicas (33 1 920)
- gancho de suporte
- suporte do sensor
- adaptador do disco flangeado com parafuso
- disco sensor
[ATTACH=CONFIG]11354[/ATTACH]
Vista geral do conjunto elétrico
- chicote de medição
- aparelho de medição e controle
- sensor de rotação
Aviso
Um vídeo do procedimento de teste está disponível...... (site privado da CC com a BMW)
Consegui nos sites alemães que faço parte uma cópia do Boletim de Serviço referente ao Cardan e instalação de dreno na balança.
Fiz uma tradução dos trechos interessantes a nós, omiti os trechos referentes a procedimentos administrativos da BMW.
Basicamente são feitas duas operações:
- teste de vibrações: retira-se a roda traseira e instalasse um disco fônico (disco com perfurações) na flange da roda e sensor de rotação.
A balança é mantida suspensa por um gancho entre a carcaça da caixa de redução traseira e o chassis tubular da moto.
É instalado uma ponta no cubo da roda para que o sistema cardan/cruzetas universais gire com auxílio de uma aparafusadeira em diferentes gamas de rotações.
O que depreendo do sistema é que micro variações na rotação dos sistema indicam problemas nos estriados e/ou nas cruzetas universais.
- inspeção visual no estado geral, se há água dentro na balança e no estado dos estriados e verificação de folgas.
- indicam uma nova graxa da Klüber para ser usada nos estriados. Fica muito claro a falha de procedimento na fábrica de não estarem lubrificando os estriados. Se fossem lubrificado, mesmo com entrada de água não se oxidariam pois o encaixe macho-fêmea é justo....
BMW Service Information 0033130000 15.06.2022
[ATTACH=CONFIG]11350[/ATTACH]
Ação de Serviço durante a próxima presença na Oficina
Reforma de Drenagem na Balança e Ensaio do Cardan
R1200GS / 1250GS (K50)
R1200 / 1250GS Adventure (K51)
R1200 / R1250RT (K52) - somente veículos do Governo
Fatos
Ocasionalmente ocorrem danos no eixo cardan, o que prejudica o funcionamento do acionamento.
Em casos individuais, a propulsão pode ser perdida. Vários fatores contribuem para o dano.
Efeitos de corrosão entre outros, desempenham um papel se ocorrerem em pontos funcionalmente relevantes.
Sinais de desgaste causados pelo tempo de funcionamento ou por efeitos climáticos e de cargas dinâmicas específicas também podem causar danos aos componentes.
Esses efeitos podem ser amplificados pelo desenho geométrico do chassi (ângulo de dobra das juntas universais na balança).
As seguintes falhas/defeitos podem ocorrer:
1 - as estrias do eixo cardan ao eixo de saída do câmbio podem corroer, com várias consequências possíveis:
1.1 o eixo cardan enferruja na contraparte. Isso não tem efeitos funcionais imediatos, mas dificulta a execução de trabalhos de reparo ou manutenção.
1.2 maior folga entre os flancos dos dentes. As estrias continuam a se desalinhar ao longo do tempo. Como resultado, em alguns casos, os dentes podem escorregar.
2- Os rolamentos das juntas universais podem ser danificados por influências de fabricação, ambiente ou uso. Como resultado, a concentricidade das juntas universais pode ser prejudicada. No caso de danos graves nos rolamentos ou funcionamento fora do padrão de longo prazo, podem ocorrer danos adicionais nas juntas universais.
Solução na fábrica
Para proteger o eixo cardan, uma série de medidas já foram implementadas desde o início da produção da série atual, por exemplo, para o revestimento da superfície do eixo, a superfície e lubrificação das ranhuras (Klüber LFT 71-402) ou mais recentemente desde o final de 2021 para a drenagem da balança.
[ATTACH=CONFIG]11351[/ATTACH]
A válvula de bico para drenagem da balança se iniciou em série a partir de 24 de outubro de 2021 (modelos GS) e 07 de dezembro de 2021 (outros modelos).
Solução na Oficina
Para os veículos afetados, a ação deve ser realizada durante a próxima visita à oficina.
Uma drenagem deve ser instalada na balança de acordo com as instruções de reparo "00 60 406 Retrofit drenagem da balança".
Dependendo da quilometragem, os seguintes trabalhos devem ser realizados:
A - Veículo com quilometragem < 2.000 km
Nenhum trabalho adicional é necessário.
B - Veículo com quilometragem > 60.000 km
Substitua o eixo de transmissão de acordo com as instruções de reparação "33 73 000 Substituição do veio de transmissão".
C - Todos os outros veículos afetados
Verifique o eixo de transmissão instalado quanto a danos de acordo com as instruções de reparo "33 73 002 - Verifique o eixo de transmissão".
Com este método de teste, a integridade funcional do eixo cardan é verificada quando ele é instalado. A não uniformidade rotacional do flange da roda traseira causada por danos nas juntas universais ou nos estriados é medida. Isso requer um registro de alta resolução da velocidade no flange da roda traseira.
Isso é registrado por uma grande roda sensora (roda fônica) e um sensor e transmitida através do adaptador de medição externo (idêntico à unidade de controle do motor) para o equipamento de teste e diagnóstico, que também verifica durante todo o processo de teste. Para a medição realizada pelo equipamento de teste, o cubo da roda traseira é acionado de maneira definida em várias faixas de velocidade usando-se uma aparafusadeira.
A referente Função de Serviço no ISTA está disponível a partir da versão 4.35.40.
[ATTACH=CONFIG]11352[/ATTACH]
1- Resultado do teste "Defeito no eixo cardan"
Substitua o eixo de transmissão de acordo com "Instruções de reparo 33 73 507 - Substitua o eixo de transmissão durante a inspeção". Atenção especial deve ser dada para garantir que todos os dentes dos estriados sejam lubrificados de forma adequada e cuidadosa (lubrificante Klüber LFT-71-402).
Da mesma forma, a especificação para a conexão aparafusada do Paralever na caixa de engrenagem cônica traseira deve ser fixada corretamente com Loctite.
2- Resultado do teste "Eixo cardan OK" + vazamento de água pelo orifício da válvula do bico de pato.
Ao perfurar a balança para adaptar o dreno, não sai água (ou apenas algumas gotas).
Nenhum trabalho adicional é necessário.
3 - Resultado do teste "Eixo cardan OK + vazamento de água pelo orifício para válvula do bico de pato.
Se, ao perfurar o balancim para a válvula de bico de pato, sair água acumulada no balancim pelo furo, as estrias da frente e traseira também devem ser verificadas se o resultado do teste for "eixo cardan OK".
A troca do eixo cardan (e possivelmente outros componentes) só é permitida nos seguintes casos:
- O estriado está inextricavelmente corroído.
- Os dentes estão desgastados / tem folga significativa (diretamente ou na condição em que ocorreu).
→ Oxidação de superfície pura no eixo cardan ou na superfície das cruzetas universais não tem impacto funcional não dá direito à troca destas peças.
Se o cardan existente for usado novamente, os dentes devem ser cuidadosamente limpos (por exemplo, com uma escova de aço) e todos os dentes devem ser lubrificados adequada e cuidadosamente (lubrificante Klüber LFT-71-402).
[COLOR="#FF0000"]>>>> a partir deste ponto há uma relação de ferramental e seus códigos BMW para serem usados >>>>>>
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Vista geral do conjunto de ferramentas mecânicas (33 1 920)
- gancho de suporte
- suporte do sensor
- adaptador do disco flangeado com parafuso
- disco sensor
[ATTACH=CONFIG]11354[/ATTACH]
Vista geral do conjunto elétrico
- chicote de medição
- aparelho de medição e controle
- sensor de rotação
Aviso
Um vídeo do procedimento de teste está disponível...... (site privado da CC com a BMW)
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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