06-08-2022, 11:38
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2022, 11:21 por Gnegraes.)
Timeline Cardans a partir de 2013
Fatos observados nas balanças monobraço dos modelos R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT
2013
BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração líquida nos cabeçotes.
Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas às anteriores, mas "espelhadas".
>>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.
2015
A coifa traseira devido à deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.
Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.
2022
BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.
Dados importantes a se levar em consideração:
- as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.
- as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.
De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
Isso é imperdoável em um produto que desde o início em 1923 se tornou símbolo de durabilidade e confiabilidade.
Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.
Fatos observados nas balanças monobraço dos modelos R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT
2013
BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração líquida nos cabeçotes.
Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas às anteriores, mas "espelhadas".
>>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.
2015
A coifa traseira devido à deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.
Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.
2022
BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.
Dados importantes a se levar em consideração:
- as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.
- as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.
De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
Isso é imperdoável em um produto que desde o início em 1923 se tornou símbolo de durabilidade e confiabilidade.
Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...