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Shift Assist
#14
Gnegraes Escreveu:Kinha,

Comprei minha R1200GS ano 2009 com 44.000km em 2018.
Ela não tem o ASC Controle de Estabilidade (Sad), o ESA Suspensão Eletrônica (Sad) e o RDC.

Gostaria de ter o ASC e o ESA, dirigi muitos anos veículos com suspensão ativa e acho um espetáculo no prazer de dirigir e na segurança.
RDC resolvi fácilmente: como comprei um GPS Garmin Zumo 395, comprei também os sensores de pressão de pneu Garmin, mas instalados na tampa da válvula Schrader, que tem a maravilhosa vantagem de serem externos aos pneus e troca-se as baterias em 2 minutos.

Revisão
Apesar da moto estar num estado impecável, tinha o histórico recente dela, pois o dono anterior fazia as manutenções na Beto Motos.
E foi lá que a encostei no dia seguinte à compra para revisão geral.

Troquei: óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, as 4 velas de ignição, óleo de câmbio, óleo da caixa de redução traseira, polia do alternador, pastilhas de freio Brembo, fluido de freio.

Peças adicionais: coifa de borracha do pivô central do braço da suspenção Telelever e as duas coifas de borracha da balança traseira. Na abertura para montar as novas coifas foram inspecionados os eixos estriados e juntas cardan, tudo em perfeito estado.
Borrachas sempre devem ser inspecioandas, ressecam com o passar do tempo

Pneus
Pneus Metzeler Tourance em excelente estado.

Óleos e filtros
Uso óleo de motor Castrol Power Racing Sintético 10W50.
Na caixa de câmbio e na caixa de redução traseira coloquei aditivo Molykote para câmbios e diferenciais. >>> atenção: isso não é possível nas LCs !!!
Filtros todos são Mahle, OEM fornecedora da BMW.

Suspensões
Uso a pré carga da mola dianteira no ponto médio e na traseira fiz o ajuste para o meu peso, quando tenho garupa, ajusto na hora via o manípulo.
O amortecimento da mola traseira uso o ajuste para retorno rápido, para tentar manter a roda sempre em contato com a pista em detrimento do conforto no maravilhoso asfalto paulistano.

Bateria
Há dois anos troquei a bateria que veio com ela e que morreu. Comprei uma Yuasa e estou muito satisfeito.

Novidades / acessórios instalados:
- GPS Garmin Zumo 395, já mencionado
- Topcase Vario da BMW que comprei usado em excelente estado.
- Durante viagem minha à Alemanha, comprei os 2 defletores laterais que se instalam na carenagem do tanque, reduzem e muito a pressão do vento no tórax, tornando a pilotagem na rodovia muito confortável. Quem não as tem, recomendo instalar, a carenagem já vem preparada no seu lado interno para se fazer os furos e aparafusar no lugar.
- capa de moto em tecido leve tipo Lycra, para a moto respirar.
- na viagem à Alemanha comprei um scanner GS-911 e é o meu brinquedo. Gosto de descobrir coisas no funcionamento do motor, reios, etc.
A eletrônica também tem essas vantagens, plotar diferentes parâmetros do motor em funcionamento, para quem gosta de beber, é uma cachaça mardita das boa....
- já relatei aqui, tenho meus vacuômetros para verificação de sincronismo entre os corpos de borboleta para marcha lenta e nos regimes médios e altos de rotação.


Só alegrias com ela!!!

Motor e câmbio nunca foram abertos, embreagem original.

De um lado gostaria de ter uma LC com mais eletrônica embarcada, a mosquinha azul vira e mexe me persegue...
Mas penso que com menos módulos eletrônicos, tenho mais confiabilidade e certeza de que não vou parar no meio do nada e de não ser surpreendido com uma conta salgada por módulos queimados...

Tudo tem seu preço na vida...

É interessante a robustez desse equipamento. Por mim, não é que a eletrônica me incomoda. O que dá receio é a manutenção dessa tal profundamente desconhecida de todos.

Minha moto é 22/21, tirada em novembro de 2021. Pouquíssimo andada (2.000 km). Não tem um ano de uso, mas a bateria da chave presencial já se foi. Como eu havia trocado do meu carro recentemente (outra "maravilha" desnecessária que saiu da ignição para ficar batendo no porta-treco do console), já sabia onde comprar a bateria em local mais confiável.
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