06-12-2022, 07:30
sisti Escreveu:Querem ver como é um cardã zero?
Abri o meu em casa mesmo com 5000km por curiosidade e zelo, é claro. Quem tem, tem medo. E quem cuida, tem pra sempre rsrs
Realmente notei que a fabrica coloca pouquíssima graxa na "boca" que encaixa nos dentes estriados do conjunto traseiro.
Era aquela famosa graxa cinza, mas tinha pouco, muuuito pouco mesmo. A parte dos dentes estriados como podem ver, estava até brilhando de tão limpa, tinha uma espécie de óleo fino nela.
Não tive coragem de desmontar a parte da frente, fiquei com medo de fazer alguma merda, estragar a coifa, pois alí é bem apertado de mexer. Movimentei o cardã e notei que está desencaixando fácil a parte da frente, portanto sem ferrugem ou travamento como deveria ser. Como a parte traseira estava zerada e seca, suponho que a frente não esteja com nenhum problema e deixei como estava. Na próxima revisão aos 10k eu tomo coragem para desmontar tudo.
A graxa branca que colocam na coifa, parece uma cola, tem bem pouco também mas vedou legal, pois lavei a moto e não entrou nada de água. Na parte do dreno (já feito de fábrica) também estava tudo seco e limpo, só com algum pozinho de metal que deve ser de quando fizeram o furo.
Enfim, tudo bala! Só dei uma engraxada nos dentes e na boca com a graxa específica e na coifa tbm com a graxa para coifa.
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Sisti,
Graxa no caso de eixos estriados é para cobrir a superfície de contato, nada mais que isso.
O importante é que os flancos dos entalhados tenham sua superfície recoberta para suportar alta pressão advinda da transmissão do torque.
Qualquer excedente de graxa não servirá absolutamente para nada.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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