19-01-2023, 17:17
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-01-2023, 17:21 por Gnegraes.)
Tuco10 Escreveu:Existem acoes que podem ser feitas no mapa de injeção para proteger o cambio, acredito que foi esse o caminho deles, trabalhando no mapa e no controle de tração.
Remapear a injeção permite que se entregue menos potência e aceleração de forma gradual, impedindo a perda de atrito estático entre roda e piso.
É o controle de tração que garante que não haja perda do atrito estático entre roda e piso.
É um sistema que atua do motor em direção a roda. O contrário não é possível.
Numa frenagem abrupta no caso de redução de marchas, existe a embreagem deslizante, impedindo esse fenômeno.
No caso citado se assemelha a isso, mas de forma muito mais violenta. Não há embreagem deslizante que suporte isso.
A moto saiu do solo e ao aterrissar há rápida aceleração da roda e com isso transmitindo torque elevado ao eixo cardan, câmbio e motor.
Para esse caso só há duas soluções:
- jamais deixar a moto sair do solo
- aumentar a resistência ao torque dos eixos do sistema. Aparentemente o ponto fraco é esse eixo no câmbio.
Para exemplificar, é o que se vê nas rodas de um avião ao aterrissar.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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